Webconferência: água, higiene e saneamento para prevenção e controle da Covid-19

11 de junho de 2021 - 14:50 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP Texto
Deborah Muniz Arte gráfica

Entre as formas de proteção contra a Covid-19, a mais efetiva é a higiene. E os elementos infraestruturais são determinantes enquanto forma de prevenção, incluindo, por exemplo, o saneamento básico e o acesso à água. Para debater o assunto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará na segunda-feira (14) a webconferência “Água, Higiene e Saneamento para Prevenção e Controle da Covid-19”.

A transmissão será realizada pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da Escola a partir das 15 horas e contará com as participações da pediatra e especialista em Saúde pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Tati Andrade, e da enfermeira e mestre em Saúde da Criança e Adolescente, Mara Pinheiro.

Para Pinheiro, o contexto pandêmico acentuou ainda mais a realidade precária de muitas famílias no País, visto a dificuldade de acesso contínuo a serviços de água e saneamento. “A pandemia, infelizmente, veio nos mostrar que, além de termos de lidar com o vírus, nossas famílias estão desprotegidas. Muitas ainda não dispõem de água em suas torneiras ou dependem de carros-pipas para abastecimento”, diz.

A pesquisadora também destacou o papel das parcerias interinstitucionais e das ações do poder público no fortalecimento de medidas protetivas no tocante à luta contra a Covid-19, principalmente em favor das famílias com menos recursos. “O acesso à água e ao saneamento é estrutural, político, cultural e educacional, além de econômico. É um dever moral”, pontua, citando o Marco Regulatório do Saneamento Básico do Brasil, aprovado pela Lei 14.026/20.

Serviço

Webconferência: Água, higiene e saneamento para prevenção e controle da Covid-19

Data: segunda-feira (14)

Horário: 15h

Acesse a transmissão