Bolsistas do Agente Rural assinam Termo de Outorga em Fortaleza

14 de junho de 2021 - 13:27 # # # # # # #

Ascom SDA - Texto e foto

São apenas dezenove anos e ainda muitos sonhos a realizar. Maria Fernanda da Silva Vieira é uma das 50 bolsistas a comparecer à assinatura do Termo de Outorga do programa Agente Rural na manhã desta segunda-feira (14). No auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, nem mesmo o cansaço dos 342 km rodados desanima a jovem Técnica em Agronegócio que partiu ainda ontem do município de Orós.

As medidas de segurança impõem o dever de máscara de proteção no rosto e distanciamento social. O pensamento, não: carrega asas de ainda colaborar, e muito, para que os agricultores familiares de Jucás alcem voos ainda mais longos. “De certa forma, será minha primeira experiência. Já estagiei na Ematerce de Orós, embora como profissional possa considerar essa oportunidade o meu primeiro emprego”, narra a própria trajetória.

“Foi meu professor Wallisson da Silva Gomes (do IFCE Iguatu) quem me mandou fazer o concurso e eu nem acreditei quando fui chamada”, agradece à inspiração que o docente trouxe. “Na minha família todo mundo é envolvido com a agropecuária porque somos da zona rural. Tenho, inclusive, um irmão que estuda na área técnica em agropecuária, mas fui eu quem primeiro avancei nos estudos lá em casa”.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, a convocação dos 50 bolsistas do programa Agente Rural representa um novo impulso no desenvolvimento agrário cearense. “Os novos agentes rurais da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) representam mais conhecimento que chega ao campo num total de seis das treze macrorregiões do Estado do Ceará”.

A assinatura do Termo de Outorga segue até amanhã (15). No total, 21 novos agentes rurais passam a atuar no Cariri, quatro na região Centro-Sul e dois no Litoral Leste. Também: 10 agentes rurais no Vale do Jaguaribe, 10 nas regiões dos sertões de Crateús, Canindé e Inhamuns e três no Litoral Oeste/ Vale do Curu. “Sejam muito bem-vindos e bem-vindas! Contamos com a colaboração de vocês para um Ceará cada vez mais forte”, encerra De Assis.