Papo Saúde desta terça (15) esclarece dúvidas sobre a imunização contra a gripe

14 de junho de 2021 - 09:42 # # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom da ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

Mais de 900 mil cearenses estão na terceira fase da campanha nacional de imunização contra a gripe. Em meio à pandemia, a vacinação contra outras doenças — mesmo que não proteja contra a Covid-19 — é essencial para evitar a sobrecarga das unidades de saúde. A necessidade de proteção anual contra a influenza é destaque do Papo Saúde desta terça-feira (15). A live, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), irá ao ar a partir das 19 horas no perfil do Instagram @espceara.

Convidada da transmissão, a assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa, Iara Holanda Nunes, destaca que outra vantagem da vacina contra a gripe é facilitar o diagnóstico de pacientes com coronavírus.

“A vacinação contra influenza é fundamental para proteger a população mais vulnerável em risco de desenvolver formas graves da doença e prevenir possíveis surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus, contribuindo para reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde e manutenção dos serviços essenciais neste momento de pandemia causada pela Covid-19”, argumenta. Quem tomar a vacina contra a Covid-19 deve respeitar um intervalo de 15 dias para receber o imunizante contra a influenza.

Terceira fase
A vacina contra a gripe está na terceira etapa da campanha, contemplando pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A terceira fase está prevista para encerrar no dia 9 de julho. Após a data e alcance da meta, de no mínimo 90% da cobertura vacinal entre os grupos prioritários, os municípios que dispuserem de estoque do imunizante poderão ampliar a vacinação para a população em geral.

Locais de vacinação

Quem não foi imunizado, mas pertence às duas fases anteriores da campanha de vacinação contra a gripe, pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima. Além dos postos de saúde, a população de Fortaleza pode ir ao Centro de Saúde Meireles. O equipamento da Sesa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas, no endereço Av. Antônio Justa, 3113.

No ato da vacinação, serão exigidos documentos que comprovem a inserção das pessoas no grupo prioritário. Veja com mais detalhes a documentação necessária.

Serviço

Papo Saúde na ESP
Tema: Imunização contra a gripe: o que você precisa saber
Data: terça-feira (15), às 19h
Convidada: Iara Holanda Nunes – assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa
Acesse em instagram.com/espceara