Perito Criminal: a ciência química na solução de crimes

14 de junho de 2021 - 17:48 # # # # #

Ascom Pefoce

A série especial #CarreirasPefoce, que detalha a atuação dos profissionais de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com foco no esclarecimento das dúvidas dos candidatos que prestarão concurso para o órgão (ver edital aqui), abordará hoje o cargo de perito criminal.

Lotados em sua maioria na Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), os peritos criminais exercem, no campo pericial criminal, a função técnico-científica para constatação da materialidade do fato, realizam exames laboratoriais e procedem a diligências necessárias à complementação dos respectivos exames e consequente elaboração dos laudos periciais.

Químicos e engenheiros químicos

Presentes no edital com oito áreas de formação distintas, iniciaremos o cargo de perito criminal falando da atividade dos químicos e engenheiros químicos na Pefoce. Para ingresso nessa carreira é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Química ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro profissional equivalente ativo.

Lotados inicialmente no laboratório de química, vinculado ao antigo Instituto de Criminalística (IC), os químicos e engenheiros químicos da Pefoce passaram a integrar os diversos núcleos da Copec e o Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf).

Perícia Criminal

Na Copec, os engenheiros químicos poderão atuar nas perícias de local de crime contra a vida, patrimônio e acidentes de trânsito, bem como no Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), atendendo ocorrências que envolvam incêndios e crimes ambientais.

Laboratório de Química Forense

Na Calf, os peritos químicos atendem a uma vasta carta de serviços, contando com 13 diferentes tipos de perícias, que englobam verificações de adulteração ou falsificação em diversos produtos químicos, como bebidas alcoólicas e combustíveis, identificação de substâncias inflamáveis, explosivos, análises de água, de agentes químicos, como o álcool em gel, e físico-descritivas, exames de constatação de objetos metálicos, metalográfico e residuográfico, além da pesquisa de fluido biológico humano em luminol.

As principais perícias realizadas hoje por esses profissionais são o exame residuográfico, que consiste que consiste na pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo, o exame de constatação de objetos metálicos, a fim de identificar a composição de uma liga metálica, e a identificação de combustíveis, verificando possíveis adulterações e poder de inflamabilidade.