PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Casa de Cuidados do Ceará é iniciativa inédita para reabilitação de pacientes com Covid-19

16 de junho de 2021 - 13:06 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

A partir da próxima semana, a população cearense vai contar com a Casa de Cuidados do Ceará, um espaço estruturado com 130 leitos e equipe multidisciplinar para receber e reabilitar, inicialmente, pacientes que se recuperam da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na manhã desta quarta-feira (16), com transmissão ao vivo nas redes sociais. A Casa está implementada no Hotel Recanto Wirapuru, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Nesse primeiro momento, o equipamento vai viabilizar a transição entre o hospital terciário e o domicílio do paciente pós-Covid, proporcionando desospitalização e recuperação humanizada. Em breve, a Casa também vai acolher e recuperar pacientes com outras doenças, como derrames e Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

“Nós vamos cuidar das pessoas para serem reabilitadas e aí, sim, poderem ir para suas casas já cem por cento recuperadas. Aqui vai poder ter a presença dos seus familiares, receber visitas. Vai ter toda uma equipe de fisioterapeutas, terapia ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, médico, enfermeiro e toda a estrutura de hotelaria do Hotel”, garantiu Camilo Santana, ressaltando o pioneirismo da iniciativa.

A implementação da Casa de Cuidados do Ceará responde à necessidade, observada durante a pandemia, de reabilitação dos pacientes pós-Covid, e está em conformidade com a estratégia de giro de leitos hospitalares na Rede Assistencial do Estado do Ceará, por meio da desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como AVC, trauma e cuidados paliativos.

“Aqui traz um conceito que fica muito claro: a necessidade do sistema de saúde estar cada vez mais perto das pessoas; do sistema de saúde acolher nas diversas fases do tratamento. A gente tem falado aqui em UTI, em internação em ambientes complexos, mas nós queremos, também, disponibilizar um local para integrar essas pessoas na sociedade, de uma maneira muito humanizada, que é o ato de cuidar. Isso inaugura, no Estado do Ceará, um movimento muito diferente, e fortalece o que o Governo do Ceará tem feito, que aproxima o cuidado da forma mais holística possível”, frisou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O Hotel Recanto Uirapuru foi selecionado por meio de chamamento público, lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O espaço oferece estrutura com extensa área verde e ar fresco, conforto, tranquilidade, estrutura de hotelaria horizontal, acessibilidade, com possibilidade de quartos individuais ou semi-privativos, compostos por banheiros, armários e camas.

Doutora Cláudia Regina, assessora da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, destacou que a presença de familiares e o suporte de diversos profissionais de saúde melhora o processo de recuperação. “A reabilitação se faz mais rápida, o retorno à sociedade e as suas funções habituais se faz mais rápido do que no ambiente hospitalar, onde a presença dos familiares ela não se faz, atualmente, permitida pela Covid. É um projeto inovador, em que nós nos espelhamos em casas de cuidados que existem na Suíça”, explicou.

Modernização da Saúde no Ceará

Na oportunidade, Camilo Santana ressaltou que a Casa faz parte das ações de modernização e regionalização da Saúde, desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa. O gestor também antecipou que anunciará, em breve, novo concurso para a área da Saúde.

“Isso faz parte de todo um conjunto de ações, na universalização do SAMU, na rede hospitalar, na atenção secundária, na articulação com os municípios. Todo um processo para garantir a qualidade do atendimento à população cearense”’, afirmou o governador.

 

Ouça

O governador Camilo Santana falou sobre a estrutura da Casa de Cuidados do Ceará.

Para o secretário da Saúde do ceará, Doutor Cabeto, a iniciativa traz um novo conceito em cuidado e tratamento dos pacientes.

Doutora Cláudia Regina, assessora da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, destacou que a presença de familiares e o suporte de diversos profissionais de saúde melhora o processo de recuperação.

Na oportunidade, Camilo Santana ressaltou que a ação faz parte da ações de modernização e regionalização da Saúde, desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa. O gestor também antecipou que anunciará, em breve, novo concurso para a área da Saúde.