Centro de Imagem do HGCC passa a funcionar 24h e amplia capacidade para exames

17 de junho de 2021 - 10:07 # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - CARGO
Thiago Freitas - Fotos

O número de tomografias realizadas, por exemplo, deve passar de 600 para 1.400

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará, ampliou o funcionamento do Centro de Imagem da unidade. O equipamento funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, haverá aumento no número de tomografias e radiografias para pacientes internados e externos, referenciados pela Central de Regulação do Estado. Até então, o serviço funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com Paulo Ponte Prado, chefe do Centro de Imagem, uma equipe foi formada para atender à nova demanda. “No sentido de aprimorar e ampliar o atendimento das solicitações de tomografias com uso de contraste venoso, o HGCC disponibiliza equipe permanente composta por médico anestesista, pessoal de Enfermagem e tecnólogo de Radiologia para funcionamento 24 horas por dia dos serviços radiodiagnósticos e tomográficos”, destaca.

O HGCC, portanto, vai ofertar o dobro da quantidade de exames até então realizados para a Central de Regulação. Por mês, o hospital faz uma média de 600 tomografias, por exemplo. Com o funcionamento 24 horas do Centro, a previsão é de que sejam realizadas, em média, 1.400 tomografias.

Os agendamentos passam pelo Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), que faz a marcação e confirma dia e horário das avaliações

Para o diretor médico da unidade, Antonio de Pádua Almeida Carneiro, o paciente só tem a ganhar com mais possibilidades de horários e aumento no número de exames. “O paciente ganha mais uma vez com a antecipação do diagnóstico que, agora, pode ocorrer à noite e aos fins de semana. Desta forma, nós agilizamos o tratamento e evitamos complicações,” afirma.

Agendamentos

Os agendamentos passam pelo Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), que faz a marcação e confirma dia e horário das avaliações. “O Centro de Imagem informa ao NAC a oferta de exames para o mês, que notifica a Central de Regulação, bem como o agendamento dos pacientes internados”, explica a enfermeira Gilvânia Ribeiro.

“Isso representa mais tempestividade na elucidação diagnóstica dos pacientes, aplicação da terapêutica indicada prontamente, implicando em segurança para equipes de profissionais de saúde e para o próprio paciente” reforça Prado.

Alguns exames estavam sendo realizados aos sábados. Agora, passam a acontecer continuamente e com ofertas para todo o Ceará. Para realizar os exames, os pacientes devem ser encaminhados pela Central de Regulação.