VI Semana Estadual de Políticas sobre Drogas oferta serviços e debates à população

17 de junho de 2021 - 15:29 # # # # # #

Ascom SPS - Texto

Prevenção e cuidados em tempos de pandemia é o tema central da VI Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, entre 21 e 25 de junho. A abertura oficial será segunda-feira (21), às 14h, com a titular da SPS, Socorro França, e a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques. O evento será transmitido pelo canal da SPS Ceará, no YouTube, e trará o coordenador executivo do Programa Institucional de Apoio a Pesquisas e Políticas Públicas sobre Álcool, Crack e outras Drogas (PACD/Fiocruz), Francisco Netto.

A programação contempla várias atividades, com prestação de serviços presenciais de prevenção e cidadania, debates virtuais, posse do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD) e retomada das ações presenciais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) (Rua Valdetário Mota, 970). O objetivo é ampliar os debates e fortalecer as ações da rede de atenção às pessoas com questões no uso e abuso de álcool e outras drogas no Estado.

“A pandemia gerou diversos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Nosso trabalho na Secretaria Executiva de Política sobre Drogas tem como base o cuidado e a prevenção. Nesse sentido, a semana estadual traz várias atividades e serviços, que ampliam e fortalecem nossa ação cotidiana e coloca, no centro do debate, a importância desse tema na vida das famílias cearenses”, destaca Rachel Marques.

O atendimento ao público inicia segunda-feira, às 9h, com prestação de serviços integrados de assistência social e cidadania, pela Estação Móvel de Políticas sobre Drogas e o Caminhão do Cidadão, no Centro de Fortaleza. Por todo o dia, até as 16 horas, serão realizados atividades de cuidado e prevenção de saúde; e emissão de documentos de identificação (RG e CPF).

As ações são desenvolvidas pelas coordenadorias de Políticas sobre Drogas e de Cidadania da SPS. As atividades de prevenção continuam na terça-feira (22), com orientações remotas à comunidade indígena Tapeba, de Caucaia; e em escolas rurais assistidas pelo Estado, em parceria com o Movimento Sem Terra (MST).

Na quarta-feira (23), às 9h, será a abertura da Semana sobre Drogas de Maracanaú. Por todo o dia, a Estação Móvel, o Caminhão do Cidadão e a Defensoria Pública atendem a população em situação de rua e com uso e abuso de álcool e outras drogas, da Praia de Iracema e Beira Mar.

Na quinta-feira (24), às 9h, haverá apresentação das experiências exitosas das ações integradas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos municípios cearenses. À tarde, às 15h, será a posse dos novos integrantes, titulares e suplentes, do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPOD).

As atividades da Semana Estadual serão concluídas na sexta-feira (25), com o início das atividades presenciais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), às 9h, no Cefisp; e ações da Estação Móvel, Caminhão do Cidadão, Coordenadoria de Política para Mulheres e Defensoria Pública, no bairro Papicu.

Mais informações: Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPS, pelo fone (85) 98880-0317 e pelo e-mail cepod@sps.ce.gov.br