Casa da Mulher Brasileira: equipamento atendeu mais de 95 mil mulheres nestes três anos de atuação

18 de junho de 2021 - 17:09 # # # # # #

Ascom SPS

Para celebrar estes três anos de atuação no Ceará, período em que atendeu mais 95.284 mulheres em situação de violência, a Casa da Mulher Brasileira realiza na próxima quarta-feira (23), uma programação online para debater os avanços e desafios no enfrentamento a Violência contra a Mulher no Ceará. A atividade será transmitida a partir das 14h, no canal SPS Ceará no YouTube, e segue até às 17h. Na abertura, estarão presentes a Vice Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; a titular da SPS, Socorro França; a Primeira dama do Estado do Ceará, Onélia Leite; a secretária-executiva de Política para Mulheres da SPS, Denise Aguiar; a coordenadora da Casa, Daciane Barreto, dentre outras autoridades e gestoras de políticas para mulheres.

O equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) é Referência no Ceará no apoio e assistência social, psicológica, jurídica e até econômica às mulheres em situação de violência. A Casa chega aos três anos de atividades com uma média de 90,74 atendimentos por dia e vem acolhendo e oferecendo novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

“Nós somos o abraço que acolhe e mostra um caminho, uma saída da prisão que muitas se encontram. Porque neste momento de pandemia, muitas mulheres estão trancadas dentro de casa com seus agressores e isso nos preocupa muito”, pontua a titular da SPS, Socorro França, lembrando que nestes três anos de atuação, as profissionais que atuam no equipamento criaram vínculos de muita confiança com as mulheres que buscam atendimento na casa.

“É esta confiança e cuidado que temos para que suas identidades fiquem protegidas, que nos possibilitam acompanhá-las de perto, e mesmo quando precisamos ficar com o atendimento remoto, nos fizemos presentes e sempre disponíveis”, reforça Socorro França.

Concentrando, em um único lugar, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, o equipamento atua em rede acolhendo e oferecendo novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

A secretária-executiva de Política para Mulheres da SPS e presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Denise Aguiar, ressalta que a programação virtual é um modo de reunir toda a rede de atendimento às mulheres em situação de violência do Ceará e fortalecer este movimento que é feito de mulheres para mulheres. “Nosso comprometimento com esta causa vai além dos cargos que ocupamos, está ligado a nossa própria existência e a nossa luta para que todas sejam livres, vivam sem medo e tenham sua independência financeira”, acrescenta a secretária.

A coordenadora da CMB, Daciane Barreto, lembra que na ocasião será apresentada uma cartilha virtual com orientações e apresentação detalhada dos órgãos que funcionam dentro da casa. “Além da cartilha, que, em breve, será também disponibilizada nas nossas redes sociais, vamos lançar o relatório para falar das ações desenvolvidas pelo equipamento durante estes três anos. Aproveito para convidar a todes que venham participar deste debate em que vamos também ouvir a coordenadora da Casa da Mulher do Maranhão, Susan Lucena, compartilhando suas experiências à frente do equipamento”, frisa Daciane, que participará da mesa de debate, com o tema A importância da Casa da Mulher Brasileira “Avanços e Desafios no Enfrentamento a violência contra a Mulher”.

Telefones para informações e denúncias:

Recepção: (85) 3108.2992 / 3108.2931 – plantão 24h

Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108.2950 – plantão 24h, sete dias por semana Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85)3108.2966-segunda a quinta, 8h às 17h

Defensoria Pública: (85) 3108.2986 / segunda a sexta, 8h às 17h

Ministério Público: (85) 3108. 2940 / 3108.2941, segunda a sexta , 8h às 16h

Juizado: (85) 3108.2971 – segunda a sexta, 8h às 17h

Brinquedoteca: (crianças de 0 a 12 anos) -Plantão 24h

 

Programação:

14h – Abertura

14h45 – Apresentação Cultural

15h – Lançamento da Cartilha Virtual da CMB

15h10 – Debate: A importância da Casa da Mulher Brasileira “Avanços e Desafios no Enfrentamento a violência contra a Mulher”

Debatedoras: Daciane Barreto (CMB/CE) / Susan Lucena (Coordenadora da CMB de São Luis/MA)

16h10 – Intervenções / Perguntas

16h30 – Considerações finais

17h – Encerramento