Sema certifica a RPPN Buritis Águas Naturais, a 39ª reserva de caráter privado do Estado

18 de junho de 2021 - 11:07 # # #

Ascom Sema - Texto
Samuel Portela e Tarcilia Rego - Fotos

O Estado do Ceará ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Trata-se da RPPN Buritis Águas Naturais, localizada em Santana do Cariri, na Região Metropolitana do Cariri. O certificado de reconhecimento foi entregue aos proprietários, Severino Roberto Parente Garcia e Francisca Edna Ribeiro Parente, pelo titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O ato de certificação ocorreu na manhã dessa quinta-feira (17/6), na sede do órgão, em Fortaleza.

O secretário Bruno destacou que é um tipo de Unidade de Conservação (UC) muito importante para a conservação da biodiversidade do Ceará. “São propriedades privadas onde os proprietários decidem pela preservação da fauna e da flora, portanto, enquanto Secretaria do Meio Ambiente, nós estimulamos e ajudamos proprietários que desejam criar suas reservas particulares”, disse.

Objetivo

RPPN é uma categoria de UC de domínio particular, criada por meio de ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas de imóveis rurais ou urbanos, visando a conservação da natureza. Buritis é a 39ª UC, de caráter privado, do Estado e a segunda criada por meio do programa de apoio às RPPN, sob a coordenação da SEMA, através da Célula de Diversidade Biológica (Cedib/Sema). Lavrada em cartório, em caráter perpétuo, a RPPN tem o objetivo de preservar espécies da fauna e flora, típicas do bioma a Caatinga, na área de encosta da Chapada do Araripe, bem como, trecho de curso hídrico de regime intermitente, inserido no contexto da Bacia do Alto Jaguaribe.

Sonho

Com área total de 10ha, a UC será administrada pelo casal proprietário do imóvel. Para Edna Parente, a decisão de criar a RPPN vem de longe. “Somos amantes da natureza e esse cuidado com o meio ambiente vem desde os pais do meu marido”, revelou. Ela “sonha” em preservar “ao máximo”, a Reserva e que a área protegida, “se possível”, não sofra nenhum impacto. ao ponto que só charretes circulem por lá, como acontecia no tempo dos antepassados da família”, afirmou. Também participaram do ato de entrega, o coordenador, Samuel Portela, da Associação Caatinga, que “ajudou” os proprietários no processo de criação da UC, e Lucas Barreira, da Cedib/SEMA.

Saiba mais

O Programa de apoio às RPPN da SEMA busca apoiar proprietários de imóveis urbanos e rurais para a instituição e implementação de Reservas Particulares, de acordo com o capítulo III do Decreto Estadual n° 31.255, de 26 de junho 2013 e Decreto Nº 32.309, de 21 de agosto de 2017 .

Uma vez reconhecidas pelo Poder Público, as RPPNs passam a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), protegendo remanescentes florestais, habitat para fauna associada, contribuindo para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, em água, regulação climática, combate à erosão, além de proteger paisagens.

Para saber mais sobre as RPPNs do Ceará, visite o Painel Cadastro Estadual de Unidades de Conservação.