Sema continua com vasta programação do “Junho Ambiental”
21 de junho de 2021 - 15:12 #caminhada virtual #Junho Ambiental #Sema #trilhas. Parque Estadual do Cocó
Ascom Sema
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) dá continuidade ao #JunhoAmbiental2021. Depois de encerrar a segunda semana da programação discutindo com gestores municipais a “Implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos”, na última sexta -feira (18), e a série de oficinas regionais, de 14 a 18, que capacitou técnicos, gestores municipais e consórcios públicos de resíduos sólidos, sobre o Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), a terceira semana do “mês mais verde no ano” da Sema abre, nesta segunda (21), com o lançamento de vídeo no Instagram, que na verdade é uma boa caminhada virtual pelas trilhas do Parque Estadual do Cocó. Confira aqui.
Terça-feira, dia 22, o #JunhoAmbiental2021 coloca no centro das discussões a proteção animal. De 9h às 11h, começa o debate virtual sobre o “Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção Animal no Ceará “. Nesta primeira parte da live, os coordenadores de proteção animal dos municípios de Fortaleza e de Sobral, e do Estado do Ceará, vão apresentar palestras sobre o tema. Na segunda etapa, que acontece no período da tarde, de 14h às 16h, gestores municipais de proteção animal, convidados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani/Sema) participam de uma Mesa Redonda que vai discutir o tema, a partir das palestras apresentadas no período da manhã.
Mês inteiramente dedicado ao meio ambiente, no #JunhoAmbiental2021 da Sema, não poderia esquecer a educação ambiental e a doação de mudas. Dia 26 de junho, entre 8h e 12h, haverá o Dia “D” de Doação de Mudas, uma ação social com a troca das mudas nativas por um quilo de alimentos e/ou 1kg de ração. Será também distribuída uma cartilha sobre as UCs estaduais e o lançamento de vídeo sobre os bosques da memória, locais dentro das UCs onde são plantadas mudas em homenagem aos mortos pela Covid-19. As ações de doações, que acontecerão nas sedes das UCs, serão abertas ao público, mas respeitando com toda atenção e cuidado, as regras sanitárias de proteção na pandemia, como distanciamento e uso de máscaras.
Ainda no dia 26 de junho a UC estadual, Monólitos de Quixadá, em parceria com a Prefeitura e as secretarias de Turismo e de Cultura do município e com a Federação de Parapente do Ceará e a Associação de Voo Livre do Sertão Central, realizarão uma ação de florestamento e reflorestamento, com dispersão de sementes, que serão lançados pelos atletas de voo livre, a partir do uso de bombinhas. “A estratégia é atingir a área que abrange a UC, tão importante para a biodiversidade local”, explica Samuel Pimenta gestor da UC. Este ano, de acordo com a ONU, o tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021, celebrado em 5 de junho, é a restauração dos ecossistemas, quando, oficialmente, foi lançada a Década das Nações Unidas para a restauração dos ecossistemas.