Vem respirar!: Papo SUS debate reabilitação respiratória pós Covid-19 nesta terça (22)

21 de junho de 2021 - 15:43 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP

Você sabia que os exercícios respiratórios ajudam na prevenção e no tratamento de doenças e infecções pulmonares, principalmente nas sequelas pós Covid-19? Este será o tema principal do Papo SUS desta terça-feira (22), série de lives realizada no perfil oficial no Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Para discutir sobre o assunto, a transmissão ao vivo terá a participação do fisioterapeuta do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Gabriel Coutinho. De acordo com o profissional, após a contaminação por Covid-19 ou qualquer outra doença respiratória, torna-se muito mais difícil o simples ato de respirar. “O ideal é que todos possam aprender a respirar corretamente, principalmente quando estamos saudáveis”, orienta.

Definida como uma troca de gases entre as células do organismo e a atmosfera, a função respiratória tem relação também com o estado emocional, melhorando a concentração, diminuindo o estresse, a ansiedade e a depressão. “Uma pessoa que sabe respirar corretamente melhora a sua capacidade funcional pulmonar, além de prevenir complicações”, complementa.

Entre algumas das principais disfunções ocasionadas pela Covid-19 estão o desconforto respiratório, conhecido como dispneia; hipoxemia, que é a baixa concentração de oxigênio no sangue; insuficiência respiratória, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “Quando respiramos adequadamente, melhoramos nossa ventilação pulmonar, aumentamos o volume de ar nos pulmões, mobilizamos as secreções das vias aéreas respiratórias, facilitando a hematose e, consequentemente, levando oxigênio para todo o organismo”, explica Coutinho.

Dicas de respiração

Como parte da campanha “Saúde Mental na Pandemia”, a ESP/CE realiza uma série de vídeos educativos e informativos sobre respiração. Todas as dicas também são dadas pelo fisioterapeuta cardiorrespiratório Gabriel Coutinho. Você pode conferir os vídeos 1 e 2 da série abaixo:

Vem Respirar 1 – Exercícios iniciais para respirar corretamente

Vem Respirar 2 – Exercícios para fortalecimento pulmonar

Serviço

Papo SUS
Tema: “Vem respirar! Reabilitação respiratória após Covid-19”
Quando: terça-feira (22), às 19h
Convidado: Gabriel Coutinho, fisioterapeuta cardiorrespiratório do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE.
Acesse em @espceara