SSPDS se reúne com representantes do Ibama no Ceará para tratar sobre ações em conjunto em prol do meio ambiente

23 de junho de 2021 - 15:50 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Por meio de uma reunião virtual, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, Sandro Caron, se reuniu nessa terça-feira (22), com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Luiz Cesar Barbosa Lopes. Simultaneamente ao momento em que ocorria a reunião, a SSPDS, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), participava de uma operação conjunta com o Ibama no combate à pesca ilegal no Ceará.

E foi exatamente esse o tema da reunião: ações integradas entre as instituições no combate aos crimes ambientais no Estado. “Tivemos essa importante reunião com o superintendente e sua equipe, onde ajustamos vários detalhes referentes a ações em conjunto, apoio operacional e também acordos de cooperação a serem celebrados entre a SSPDS e o Ibama”, pontuou Sandro Caron.

Além dos gestores, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira; e o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cristiano Lins, participaram das tratativas. Pelo Ibama, o chefe da Divisão Técnico-Ambiental, Miller Holanda Câmara, a chefe da Divisão de Administração e Finanças, Daniela Medeiros Martins, e o assessor Evandro Oliveira integram a equipe do órgão federal.

Operação conjunta

Também na tarde de ontem, a Ciopaer da SSPDS atuou em uma operação deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O local escolhido foi a Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde, localizada na cidade de Beberibe, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Além da Ciopaer, ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal participaram da operação. As ações contra a pesca ilegal no litoral cearense seguem em andamento. Outras fiscalizações devem acontecer nos próximos dias.