Ceará recebe mais 270,9 mil doses de vacinas contra Covid, incluindo o primeiro lote da Janssen
24 de junho de 2021 - 17:06 #coronavac #coronavírus #Covid-19 #Janssen #Pfizer #Saúde Ceará #Sesa #vacinas contra covid #vacinômetro
Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos e Tatiana Fortes - Fotos
Após receber novo imunizante para continuar o Plano Nacional de Imunizações, Estado já possui quatro tipos de vacinas contra Covid: Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e a Janssen
O Ceará recebeu nesta quinta-feira (24) dois lotes com imunizantes contra Covid-19, totalizando mais 270.900 doses para seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI). O Governo do Ceará recebeu nesta manhã remessa do Ministério da Saúde (MS) com um total de 154.700 mil vacinas, sendo 116.200 doses da CoronaVac/Butantan, e o primeiro carregamento da Janssen, com 61.100 doses. Nesta tarde pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o lote com 93.600 mil doses da Pfizer/BioNtech.
O governador Camilo Santana destacou, via redes sociais, a chegada dos novos lotes. “Recebemos há pouco mais 270.900 doses de vacinas contra Covid-19. Os lotes já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para posterior distribuição no Ceará. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses sejam vacinados”.
A Secretaria da Saúde tem montado logística de distribuição de vacinas aos municípios em até 24 horas depois que os imunizantes chegam ao Ceará. Com isso, deve ser agilizada a aplicação dos imunobiológicos da Janssen, tema de pactuação da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta sexta-feira (25). As remessas de CoronaVac e Pfizer são voltadas para a ampliação da população que tomará a primeira dose nas próximas semanas.
“O Ceará tem ampliado cada vez mais a sua vacinação, e já há até alguns municípios próximos de 100% das pessoas vacinadas, como Guaramiranga, que no próximo domingo deverá finalizar a vacinação em toda a sua população. Sobre a vacina da Janssen, não há faixa específica a ser utilizada, então vai se cumprir o plano já estabelecido de vacinação, e provavelmente já será aplicada no fim de semana”, apontou o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), na inauguração da Casa de Cuidados do Ceará.
Os municípios já contam com mais de 500 mil doses de vacina destinadas à primeira dose para população adulta, enquanto o complemento do esquema vacinal com segunda dose segue em andamento, já se aproximando de 1.100.000 imunizados. O governador Camilo Santana reforçou que a população deve manter os cuidados e os protocolos sanitários mesmo com a melhoria dos números.
Vacinômetro
No Ceará já foram aplicadas 3.871.087 milhões de doses em todo território cearense, conforme dados do Vacinômetro da Sesa, registrados até as 17 horas do dia 23 de junho, sendo 2.782.461 milhões de D1 aplicadas, e 1.088.626 cearenses tendo completado o esquema vacinal com a segunda dose.
Cadastro Estadual de Vacinação
A Sesa liberou o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A pasta informa que ainda não existe previsão para vacinar este público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.