Mês do Orgulho LGBTQIA+: Secult, IDM e Rede de equipamentos celebram a data com ações e conquistas no setor

24 de junho de 2021 - 11:32 # # # # #

Ascom Secult

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e a Rede de Equipamentos da Cultura do Ceará, realizam, até 30 de junho, uma série de ações, ressaltando conquistas para este público no setor cultural. Uma programação temática especial, que já vem acontecendo, se amplia a partir desta semana e até o final do mês para dar visibilidade à data. Além das programações culturais, os equipamentos participam da campanha #cearáédetodes da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), envolvendo ações nas redes sociais e nos próprios espaços dos equipamentos com hasteamento de bandeira e mensagens em letreiro. Os equipamentos também ganharão placas de aviso sobre a proibição de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, conforme a lei nº 17.480, sancionada pelo governador Camilo Santana em maio deste ano.

“Filmes, espetáculos, playlist. A Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é iluminada com as cores e os brilhos do Orgulho LGBTQI+. O amor é diverso e toda maneira de amar e de fazer artes valem a pena. Juntamente com o Instituto Dragão do Mar preparamos uma programação não só para celebrar, mas também para jogar luzes, reflexões, posturas e posicionamentos em meio a este mundo que anda meio careta e covarde. A diversidade artística e de gêneros são dimensões vitais para o exercício da cidadania cultural, da liberdade de expressão e de transformação do mundo. É isso que fazemos na Secult Ceará. Viva a Semana do Orgulho LGBTQI+!”, ressalta o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

A política LGBTQIA+ no setor cultural

As ações que acontecem no mês do Orgulho LGBTQIA+ são um reflexo de políticas públicas estruturadas que não acontecem apenas no mês de junho, mas sim de forma contínua.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) estabeleceu uma política pioneira no Estado, quando lançou, em 2016, o Edital Cultura LGBT, dando início a uma política cultural voltada para a promoção à memória e à visibilidade das manifestações culturais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Os projetos selecionados no edital contemplaram os seguintes eixos: “Memória Cultural LGBT” e “Produção, circulação e difusão das manifestações artísticas de cultura LGBT”. Todo o edital e a política para a Cultura LGBT foi pensada em conjunto com representantes da sociedade civil. O valor total investido foi de R$ 400.000,00, para apoiar 24 projetos em todo o Ceará.

Além disso, a Secult possui uma coordenadoria de Artes e Diversidade, que desenvolve ações LGBTQIA+ transversais à política pública de cultura. Principalmente por meio de editais, como o Edital Mecenas do Ceará entre outros mais recentes por meio da Lei Aldir Blanc, a Secult anualmente vem apoiando eventos culturais como o For Rainbow e o Curta o Gênero, essenciais para a visibilidade, fomentar o debate e a produção LGBTQIA+ no Ceará. A diversidade inclusive passou a ser um critério a ser adotado em editais da Secult. Projetos que possuem pessoas da comunidade LGBTQIA+ como membro da equipe básica têm maior pontuação.

Complementando a política de Editais, a Secult fomenta a cultura LGBTQIA+ por meio da programação de seus equipamentos, seja através das linguagens artísticas, como no campo do conhecimento e formação. Do ano de 2020 até o presente, através dos equipamentos da Secretaria da Cultura sob gestão do Instituto Dragão do Mar, foram investidos mais de R$ 680 mil destinados à realização de programações distribuídas entre oito equipamentos, totalizando 160 atividades com temática LGBTQIA+. A partir dessas atividades – todas online, por conta da pandemia -, foram alcançadas mais de 88 mil pessoas.

O Instituto Dragão do Mar, Organização Social, atualmente, responsável pela gestão de 12 equipamentos do Governo do Ceará e parceiro estratégico da Secult Ceará, tem atuado de forma alinhada às políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+. A partir deste mês o IDM dá mais um passo nessa direção, criando uma Assessoria para Cultura da Diversidade e convidando a pesquisadora, transfeminista e escritora Helena Vieira para assessorar o Instituto nesse tema.

“O Instituto Dragão do Mar está passando por um período de reestruturação de suas bases institucionais e reafirmação de seus valores, investindo no fortalecimento do que acreditamos ser inerente à nossa atuação. A diversidade é um desses valores essenciais. Acreditamos que a cultura se faz na e pela diversidade e que sempre deve haver lugar para todos. Trabalhamos para gerar e manter um ambiente onde respeito e compreensão sempre possam prevalecer”, afirma Rachel Gadelha, presidente do IDM.

Serviço:

Programação da Secult-CE, Rede de Equipamentos e do IDM na Campanha #CearáédeTodes – Semana da Visibilidade LGBTQIA+

Eles conversam sobre o processo criativo de seus livros lançados no início deste ano.

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta, na próxima quarta-feira (30), às 18h, uma nova faixa de programação em formato virtual, a “Rima Rica”. Esta primeira live conta com os rappers fortalezenses Eduardo Africano e Felipe Rima. Na conversa, os artistas compartilham suas trajetórias, vivências e poesias geradas a partir de suas relações com a cidade, além do processo criativo de seus livros recém lançados: “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”, de Eduardo Africano, e “Quanto vale um sonho?”, de Felipe Rima. A programação virtual ocorre através do site e canal de YouTube do Cineteatro.

Eduardo Africano

Eduardo é arte-educador, cria pontes e leva aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa uma mensagem de esperança, motivação e transformação. Poeta, artista, escritor, empreendedor e palestrante, aprendeu a ler e a escrever efetivamente com 23 anos, ultrapassando o analfabetismo funcional adquirido até os 17 anos.

Passou alguns anos na rua, vivendo da dança. Em um pocket show de break no calçadão da Beira Mar conheceu Roberto Bassan, Coordenador de Gestão e Comunicação de Superintendência do Sistema Estadual de Atendimentos Socioeducativo do Estado do Ceará (Seas), que o convidou para trabalhar como educador social para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Com 23 anos, ele interrompeu os trabalhos para retornar aos estudos. Cursou o EJA (Educação para Jovens e Adultos), e hoje, aos 26, apresenta uma rica experiência da arte educação nos Centros Socioeducativos de Fortaleza administrados pela Seas. Além do trabalho com o hip hop, Eduardo integra a Companhia de Dança Sul Clan e é idealizador do projeto Bota A Mente Para Pensar.

“Arte que é ponte e aponta caminhos” é o conceito de seu livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”, lançado em fevereiro de 2021. Trata-se de uma coletânea de poemas sobre superação e afeto, histórias do próprio artista e sobre a vida dos jovens do centro socioeducativo.

Felipe Rima

Felipe Rima é um jovem de 33 anos, oriundo de espaços de vulnerabilidade, que eclodiu desse cenário para a realidade de uma vida próspera. Com o seu exemplo e o manuseio especial com as palavras, ele promove inspiração para o crescimento pessoal, profissional e institucional por onde passa. Rima é idealizador da “Sonhares Company” – Espaço de Inspiração e Transformação.

Sua missão de inspirar o mundo já o levou a mais de 100 cidades só no território cearense, outros 15 estados do Brasil e mais 2 países do mundo. Em 2011, recebeu o Prêmio Internacional “Soluções Positivas” pela MTV América Latina e ASHOKA. Já realizou palestras em espaços emblemáticos como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e TEDxFortaleza, além de centenas de convenções de empresas e instituições de ensino, tendo impactado mais de 300 mil pessoas diretamente durante sua jornada.

É nessa perspetiva de aprendizado e impulso para as novas realizações que nasceu seu novo livro, lançado em março de 2021 pela editora Agir, com prefácio do cantor Raimundo Fagner. O título do livro é também o tema da palestra especial ministrada por ele. Após emocionar o Brasil inteiro durante todos esses anos, Felipe Rima reconhece o terreno debaixo dos seus pés, vislumbra um novo horizonte à sua frente e deixa emergir do coração a pergunta que agora estampa a capa do seu livro nas livrarias do país: “Quanto Vale um Sonho”?

Serviço

Data: Quarta-feira (30)

Horário: 18h

[Live] Rima Rica – Um bate-papo virtual com Eduardo Africano e Felipe Rima

Local: no site e canal de YouTube do Cineteatro