Oportunidade: cursos gratuitos de Física para professores e alunos do ensino médio

24 de junho de 2021 - 17:05 # # # # # # #

Ascom Funcap com informações da Ascom UFC

Com a proposta de oferecer conhecimentos básicos sobre temas como buracos negros, Física de Partículas, Astrofísica, Astronomia, Nanociência, Nanotecnologia, Biofísica, História da Física e Mecânica Quântica, será realizada a IV Escola de Física Teórica do Ceará: a Universidade Indo à Escola. A iniciativa vai ocorrer de forma remota no período de 9 a 31 de julho, sempre aos sábados. Todos os cursos são gratuitos.

Neste ano, a escola está sendo organizada pelo Departamento de Física e pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará, com a colaboração dos cursos de Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) dos campi de Fortaleza e do interior do Estado. Antes voltada apenas para alunos de graduação, a edição de 2021 será destinada a estudantes e professores do ensino médio. As inscrições ocorrem até o próximo dia 27 (sábado) no site do evento.

A palestra de abertura, no dia 9 de julho, terá como convidado o professor Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Academia Brasileira de Ciências. Ele falará sobre o tema “O mundo dos quanta: dos sonhos de Einstein aos computadores quânticos”.

Confira abaixo a programação

Com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a IV Escola de Física Teórica do Ceará tem como coordenador-geral o professor Geová Alencar, do Departamento de Física da UFC. Ele integra a comissão organizadora com os professores José Alves Lima Júnior, Antonio Gomes Souza Filho e Ricardo Renan Landim de Carvalho, da UFC, e Célio Muniz, Marcony Cunha e Makarius Tahim, da Uece.

A Escola de Física Teórica surgiu em 2015 por parte dos professores das duas universidades, interessados em divulgar aspectos desse ramo da Física para alunos de graduação de todo o Ceará.

O professor Geová explica que a iniciativa sempre foi feita através de parceria entre UFC e Uece, mas as três primeiras edições foram encabeçada pelos cursos de Física da Uece (Capital e Interior). Esta é a primeira vez que o Departamento de Física da UFC e o Programa de Pós-Graduação em Física ficam à frente da organização.

Para ele, a iniciativa é “importantíssima para a formação em FísicaBbásica no Ceará. As outras edições contaram com alunos de todas as regiões do Ceará, e isso tornou acessível um conhecimento de ponta para estudantes de graduação das mais remotas regiões cearenses. A edição organizada pela Física da UFC vai tentar fazer o mesmo com estudantes e professores do Ensino Médio. Sendo remoto, esperamos que milhares de participantes tenham acesso à Física de Fronteira e a um primeiro contato com a universidade. Esperamos assim fortalecer a cultura científica nos estudantes do Estado”.

Já o professor Antonio Gomes, também do Departamento de Física da UFC, destaca que “é muito estratégico que a universidade pública aumente o engajamento com as escolas em todos os níveis. É preciso que o ensino das nossas crianças e adolescentes tenha uma presença forte da ciência, dos avanços recentes, incluindo a ciência que fazemos nas nossas universidades cearenses”.

Edições anteriores e temas

As edições anteriores da Escola de Física Teórica foram realizadas presencialmente no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, com os seguintes temas:

– I Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino (2015);

– II Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino (2017);

– III Escola de Física Teórica do Ceará: 100 Anos do Eclipse que Iluminou a Ciência (2019).