Referência em Covid-19 no Ceará, Helv celebra a marca de quatro mil altas

24 de junho de 2021 - 14:46 # # # # # #

Débora Morais - Ascom Helv -Texto e Fotos

Atualmente, o hospital é o maior com número de leitos para Covid-19 no Estado: são 291 acomodações, sendo 179 UTIs e 112 de Enfermaria

Com um ano e três meses de funcionamento, o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), alcançou o número de quatro mil pacientes recuperados de Covid-19 nessa quarta-feira (23). A marca foi atingida em um momento de muita emoção com a alta de Cícero Soares Ferreira, de 42 anos, que chegou à unidade no último dia 6. Após 17 dias internado, ele pode retornar para casa e ficar mais próximo da família.

“Eu me sinto agradecido: a Deus, primeiramente, e depois a toda a equipe do hospital, que me tratou muito bem. Eu vim para cá transferido do Hospital Municipal de Jaguaribe, onde fiquei algumas horas. No começo, eu tive dúvida se era a doença, mas em seguida procurei um médico que confirmou que eu estava com o vírus. Graças a Deus estamos todos bem”, declara.

Ferreira seguiu para casa na quarta-feira ainda no oxigênio, mas passará poucos dias com o suporte, tendo em vista o início da sua reabilitação pulmonar por meio de fisioterapia. “Vou me tratar, fazer fisioterapia e me recuperar o restante em casa, no aconchego da minha família”.

Quem também foi uma das quatro mil altas foi Esmeralda Soares da Silva, de 59 anos. Moradora de Icapuí, no Litoral Leste cearense, ela passou 20 dias internada no hospital e 12 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Silva foi recebida com muita comemoração por seus familiares e amigos na recepção do hospital.

Moradora de Icapuí, Esmeraldo da Silva (à direita) recebeu alta após 20 dias internada no Helv

“Lá em casa, todos ficaram doentes, mas eu fui a única que precisei ficar internada. Eu estava vacinada com a primeira dose, mas acabei pegando a doença e, hoje, só tenho a agradecer por toda honra e toda glória a Deus, por ter me curado e está me devolvendo para casa”, emociona-se.

Para o diretor geral do Helv, Emídio Teixeira, essas altas são um marco de vitória. “Temos uma referência nessa batalha; a experiência desse tempo nos deixou conhecer melhor essa doença. Aqui no Helv, nós vemos o ser humano e a família, e isso nos faz ser mais humanizados”, ressalta o gestor.

Helv é destaque no combate à Covid-19

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci tem sido uma das unidades de maior destaque no combate à doença. Atualmente, é o serviço com o maior número de leitos para Covid-19 no Estado: são 291 acomodações – 179 UTIs e 112 de Enfermaria.

O Helv foi equipado e adaptado para o funcionamento durante a pandemia atual. Em novembro de 2020, o hospital foi adquirido pelo Governo do Ceará e passou a integrar a rede pública estadual de saúde de forma permanente. A unidade atende pessoas encaminhadas pela Central de Regulação. Aproximadamente 850 profissionais de diferentes áreas atuam no equipamento, compondo uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento à população.