Ceará apresenta resultados da Operação Narco Brasil

25 de junho de 2021 - 09:20 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto, fotos e vídeo

Ação de combate às drogas faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em todo o País

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) divulga o resultado das ações conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizadas entre os dias 1º e 24 de junho, dentro da Operação Narco Brasil no Estado. As ofensivas têm como objetivo combater crimes de tráfico de drogas em todo o Ceará. Nesta quinta-feira (24), “Dia D” da operação federal em todo o País, foram cumpridos 17 mandados de prisão contra alvos investigados pela Delegacia de Narcóticos da PCCE.

A Narco Brasil é uma operação inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do MJSP e as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

O objetivo da operação no Ceará é identificar e coibir atividades criminosas relacionadas ao tráfico de drogas contando com o envolvimento de agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), além das coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública: Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os trabalhos também tiveram suporte da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS.

“A proposta do plano operacional no Ceará é realizar ações nas 22 Áreas Integradas de Segurança (AIS) com a estratégia da Supesp. As operações são apoiadas pelas Polícias Civil e Militar para combater o tráfico de drogas em todo o Estado”, explica Socorro Portela, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol).

Balanço

Do início de junho até esta quinta-feira (24), o Ceará contabilizou 249 armas de fogo apreendidas, 188 suspeitos presos e 50 adolescentes apreendidos por atos infracionais análogos ao crime de tráfico. Todas as ações foram desencadeadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará.

Além disso, foram realizadas 639 abordagens, 308 fiscalizações, 59 blitzen, 158 diligências, 31 mandados de busca e apreensão cumpridos, 48 apreensões em flagrante de atos infracionais, 228 flagrantes lavrados, 68 Boletins de Ocorrência (BO) lavrados, 27 inquéritos concluídos, 119 instaurados e 39 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) lavrados.

Operação Narco Brasil no Ceará

A operação acontece em todas as 27 unidades da Federação. No Ceará, a SSPDS vem seguindo o calendário da Operação Narco Brasil, com ações integradas de prevenção, inteligência e repressão no combate ao tráfico de drogas em todo o Estado. Como parte da ofensiva, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a prisão de uma mulher no dia 5 de junho, na rodoviária do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Com ajuda de um cão farejador do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, foram encontrados três tabletes de crack em uma bagagem que estava em um ônibus.

As ações do mês continuaram com a Operação Tentacles, que desarticulou grupos criminosos em Fortaleza e Região Metropolitana com o cumprimento de 17 mandados de prisão, além da incineração de entorpecentes em Fortaleza e Juazeiro do Norte. As ofensivas policiais contam com a atuação de integrantes das Forças de Segurança e órgãos parceiros de várias regiões do Estado.