Descobertas da Pesquisa Acadêmica: Biblioteca Pública do Ceará lança nova faixa de programação na próxima terça-feira (29)

25 de junho de 2021 - 15:47 # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece

O programa visa apresentar e discutir conceitos, procedimentos teóricos, técnicos e metodológicos e experiências da pesquisa acadêmica

Dedicada a aproximar o acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) aos pesquisadores em Ciências Humanas, graduandos, mestrandos e doutorandos e, em especial, os de iniciação científica, a Bece, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança nesta terça-feira (29/6), às 15h no Youtube, o seu mais novo programa mensal: Descobertas da Pesquisa Acadêmica.

Com o tema “Os caminhos de uma pesquisa: documentos e análises da escravidão no Ceará”, a professora e pesquisadora Ana Sara Cortez Irffi, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), irá discorrer acerca da sua experiência como pesquisadora e docente da disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa Histórica voltada a alunos de graduação. A atividade será mediada pelo historiador e Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da Bece, Rodrigo Ribeiro, e será disponibilizado em formato virtual um material de estudo sobre o assunto abordado.

Com esse tema, a professora Ana Sara dará destaque aos primeiros passos da realização de uma pesquisa acadêmica: tema de pesquisa, documentação/fontes, elaboração do projeto de pesquisa e a execução da pesquisa em si.

O Programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica é uma iniciativa de fomento, produção e difusão do conhecimento, tendo o acervo da Bece como uma importante fonte de pesquisa para estudantes e professores. A ação contará com a parceria das universidades gestoras de cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Humanas.

Sobre a convidada

Ana Sara Cortez Irffi. Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É professora do Departamento de História e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Serviço

Programa “Descobertas da Pesquisa Acadêmica”
Tema: “Os caminhos de uma pesquisa: documentos e análises da escravidão no Ceará”, com a Profª Drª Ana Sara Cortez Irffi,
Dia 29 de junho, às 15h / Youtube da Bece