Palestra com secretário da SSPDS e comandante do CBMCE marca início da 57ª Semana de Prevenção

28 de junho de 2021 - 15:10 # # # #

Ascom CMBCE - Texto e Fotos

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque, participaram de uma palestra, na manhã desta segunda-feira (28), que marcou a abertura formal da 57ª Semana de Prevenção. Com palestras on-line, operações, exposições e competições internas, o evento ocorre até o dia 2 de julho.

A palestra on-line foi transmitida pelas redes sociais da Corporação e foi mediada pela 1ª tenente do CBMCE Carolina Olinda. “Senhores, fica aqui o meu registro de admiração e agradecimento de toda a importância do Corpo de Bombeiros Militar para o Sistema de Segurança Pública do Estado e para a defesa de todos os nossos cidadãos. Declaro oficialmente, aberta, a 57ª Semana de Prevenção”, iniciou Sandro Caron.

Em sua fala, o coronel comandante-geral do CBMCE aproveitou para dizer que a Semana de Prevenção já faz parte das políticas de segurança pública no Ceará. “Estamos aqui hoje abrindo a nossa 57ª Semana de Prevenção contra incêndios e acidentes. Essa semana, que foi criada ainda na década de 1950, e que antecede o dia 2 de julho, que é o Dia Nacional dos Bombeiros. Dentro dessa semana, o Corpo de Bombeiros tem a missão especial de sensibilizar a sociedade na busca da prevenção. E essa semana já se tornou parte da política de segurança pública do Estado do Ceará”, destacou.

Foram abordados temas como o ingresso dos novos oficiais, a futura entrada dos novos bombeiros, dos novos equipamentos e quartéis, assim como o trabalho de prevenção junto com a Covid-19, quanto mais prevenirmos menos pessoas teremos nos hospitais.

Alvorada

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, o CBMCE realizou uma alvorada com a presença do artista cearense Waldonys, na sede do Quartel do Comando Geral do CBMCE, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Waldonys, do alto de uma escada mecânica do CBMCE, tocou a música “Sonho de Ícaro”.

Operação Praia Segura

Nesse domingo (27), o Corpo de Bombeiros iniciou a Operação Praia Segura, que também integra o cronograma de ações da 57ª Semana de Prevenção. Só ontem, as equipes bombeirísticas evitaram oito afogamentos em praias da Capital e da Região Metropolitana. Foram salvas as vidas de quatro cearenses, dos bairros Montese, Parangaba e Sabiaguaba; e quatro turistas, sendo dois de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina.

 

Programação

Também na data de hoje, às 16h30min, está prevista uma Live Junina comemorativa à Semana de Prevenção, com transmissão pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

Exposições

Já a partir do meio-dia, as exposições do Corpo de Bombeiros iniciarão em Fortaleza (shoppings Benfica e Iguatemi); em Sobral (Sobral Shopping); e em Juazeiro do Norte (Cariri Shopping). A ação seguirá até o último dia 7 de julho.

Às 16h30min, ocorrerá uma transmissão on-line, pelo canal do YouTube do Corpo de Bombeiros, da Live Junina Comemorativa à Semana de Prevenção.

Na terça-feira, 29 de junho, a programação inicia às 9 horas, com uma apresentação de salvamento em altura e canil. Às 14 horas, ocorrerá a palestra com o tema “Como proteger seu condomínio contra incêndios”.

Na quarta-feira, 30, o dia será composto por diversas palestras. Às 8 horas, o tema será “Operações de combate a incêndio em aeronaves”. Às 10 horas, o tema será “Praia Segura: como evitar acidentes no mar”. No período da tarde, os temas serão “Como agir em caso de acidentes domésticos?” e “O que você pode fazer em caso de queimadas em vegetação?”, às 14 horas e 15h30min, respectivamente.

Na quinta-feira, às 9 horas, o CBMCE promove o Desafio do Mergulho, que ocorrerá na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Às 15 horas, também ocorrerá a live da banda de música do Corpo de Bombeiros.

Na sexta-feira, 2 de julho, último dia do evento, às 9 horas, ocorrerá uma solenidade, no Quartel do Corpo de Bombeiros, do Dia do Bombeiro, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que entregará viaturas para a instituição. Já às 10 horas, haverá a competição Bombeiro de Aço, e às 11 horas, a solenidade de encerramento.