SPS promove webnário sobre enfrentamento ao trabalho infantil

28 de junho de 2021 - 17:17 # # # #

Ascom SPS

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) discute o enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes e promove, às 14 horas, do dia 30 de junho, o webnário Ceará contra o trabalho Infantil. O evento conta com a participação da titular da SPS, Socorro França, e do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina. A transmissão será pelo Canal SPS Ceará.

“Esse encontro é uma forma de compartilharmos experiências e termos um momento coletivo de refletirmos sobre o direito à infância segura, com educação e saúde, livres da exploração do trabalho infantil e de outras violações de direitos”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O webnário encerra as atividades do mês de combate ao trabalho infantil. O evento foi articulado pela Coordenadoria da Proteção Social Especial (CPSE) da SPS. Neste ano, a campanha faz um alerta às consequências danosas do trabalho infantil para o futuro de crianças e adolescentes, e para o futuro do País.

“Com a pandemia, temos condições que potencializam o aumento do trabalho infantil. Por isso, precisamos estar atentos às violações de direitos de crianças e adolescentes e desenvolver, junto com os municípios, estratégias para coibir essa prática. Trabalhamos para construir um Ceará livre de trabalho infantil”, ressalta o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

O webnário contará com as palestras da presidenta do Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (Cedca), Mônica Sillan, com o tema “Trabalho Infantil: a naturalização da cultura da exploração de crianças e adolescentes”; e do procurador do Trabalho no Ceará, Antônio Oliveira, abordando “Conhecer para proteger. Estratégias para identificação e busca ativa de crianças e adolescentes em situação de trabalho”.

Em seguida, representantes dos municípios de Acaraú, Campos Sales, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Quiterianópolis apresentarão suas experiências e desafios no enfrentamento ao trabalho infantil, em tempo de pandemia; e a analista de Políticas Sociais do Ministério da Cidadania, Bárbara César Cavalcante fala sobre “A proteção social do SUAS às crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil”.