Museu de Arte Contemporânea do Ceará realiza lançamento virtual de catálogo de artes visuais

30 de junho de 2021 - 09:19 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar - Texto

Em live no YouTube do Dragão, MAC Dragão recebeu artistas e pesquisadores para uma conversa sobre a publicação.

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizou nesta terça-feira (29), live de lançamento do catálogo “Linha de Costa”, dos artistas Marília Oliveira e Régis Amora, membros do Descoletivo, e Thadeu Dias. A publicação é resultado da pesquisa lançada em 2018 e que culminou na exposição homônima, em 2019, no MAC Dragão, com curadoria de Bitu Cassundé. O bate-papo foi acessível em Libras e contou com a mediação da arte educadora Andréa Dalveroni, que integra o Núcleo Educativo do MAC Dragão.

Além de compartilhar curiosidades sobre o desenvolvimento do projeto, os convidados apresentaram o catálogo ao vivo. O livro traz imagens inéditas e registros da investigação do avanço do mar em algumas cidades do litoral cearense. Ainda fechado ao público, o MAC Dragão anunciará a distribuição gratuita de exemplares tão logo seja confirmada a retomada das suas atividades presenciais, prevista para o mês de agosto.

Sobre os convidados

Marília Oliveira é sapatão cearense e artista visual, pesquisadora de autobiografia, memória, gênero, sexualidade e violência nas artes visuais, interessada em questões relacionadas à autoficção e mistura entre palavra e imagem. Doutoranda em Artes Visuais pela UFBA e mestra em comunicação pela UFC, teve quatro fotolivros publicados, sendo o mais recente em 2020, “Um livro sobre o amor sapatão”. Participou de festivais e mostras coletivas no Brasil, em Portugal e na França e realizou duas exposições individuais. Atualmente, se debruça sobre amor e cotidiano lésbico com sua pesquisa de doutorado e suas produções em fotografia.

Régis Amora é artista multimídia, dedicando-se, atualmente, a investigar as relações entre arquivo, memória e performatividades de gênero em seu trabalho. É membro fundador do Descoletivo. Foi diretor de comunicação do Ifoto – Instituto da Fotografia do Ceará (gestão 2014 – 2015). Finalista do prêmio La Salita, na Espanha, com o ensaio Corpos. Em 2014, participou, junto ao Descoletivo, do Encontros da Imagem, em Portugal. Em 2016, teve a exposição individual CINE CASA como parte da Seção Oficial do Festival Internacional Outono Fotográfico, na Galícia. Lançou, através do Descoletivo, as publicações Série sobre o Sutil e Tempo Imperfeito. Em 2018, foi premiado no 69º Salão de Abril, com o trabalho CINE CASA. Em 2019, abriu a exposição Linha de Costa, junto ao Descoletivo e com curadoria de Bitu Cassundé, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Dirigiu, em 2020, a websérie DIVINE VIVE.

Thadeu Dias é artista visual e poeta, de Fortaleza, atualmente residindo no Rio de Janeiro. Graduou-se em 2018 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Sua formação no campo artístico é complementada por cursos, oficinas e laboratórios livres. Desde 2015, desenvolve processos artísticos nos quais busca o entrelaçamento entre paisagem, corpo, memória e sonho. Trabalha poeticamente a noção de geoafetividade, criando um território-pele composto por desenhos, pinturas, fotografias, objetos instalativos e escrita poética. Interessa ao artista, atualmente, borrar os limites entre autorreferência, alteridade e fabulação para criar outros modos de habitar, compreender e ter registro de mundo.”

Serviço

Confira o lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=XeseQoI3NqQ