Quiosque Solidário realiza sonho antigo de agricultores familiares

30 de junho de 2021 - 12:20 # # # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto
Erivelton Celedônio - Fotos

Espaço físico permanente e desenvolvimento de aplicativo de vendas foram garantidos por meio do projeto Saberes do Semiárido, uma parceria entre Cetra, Aksaam e FIDA. Beneficiários do Paulo Freire contarão com canal de escoamento da produção agrícola

Um sonho antigo dos agricultores familiares do Sertão Central, Maciço de Baturité, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sobral se transformou em realidade. A partir de agora, os consumidores de Sobral poderão comprar produtos agroecológicos bem perto de quem produz. O Quiosque Agroecológico, localizado no bairro Campo Velho, passou a funcionar no último dia 24 de junho, Dia de São João, e a principal oferta é dispor de produtos agroecológicos de forma barata e acessível.

“A minha expectativa é que o projeto funcione como oportunidade para o pequeno produtor garantir uma renda extra para família”, compartilha as próprias expectativas o jovem agricultor Fernando José Luz. O equipamento é administrado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), que presta serviço de Assessoria Técnica Contínua por meio do Projeto Paulo Freire, mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

“Neste período de pandemia, o homem e a mulher do campo tiveram que se reinventar para acompanhar as novas tendências e vender os seus produtos da agricultura familiar”, observou a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho. “Essa é a caminhada que o nosso governador Camilo Santana vem fortalecendo a partir da execução do Projeto Paulo Freire”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Dinizm durante o arraiá virtual de inauguração.

O Quiosque Solidário permanece aberto para a venda de forma presencial de terça à sexta das 7h às 11h e das 16h às 19h; e no sábado das 7h às 11h. De acordo com o Cetra, a abertura do espaço só foi possível por conta do projeto Saberes do Semiárido, uma realização conjunta envolvendo o AKSAAM e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O projeto tem como centralidade o fortalecimento do processo de comercialização agroecológica.