Balneabilidade das praias: 13 pontos próprios para banho na orla fortalezense

2 de julho de 2021 - 11:34 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Treze pontos estão próprios para banho em Fortaleza, segundo boletim de balneabilidade das praias divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento, nesta sexta-feira (02). O trecho do litoral Leste é o que apresenta mais pontos adequados, nove no total, destacando boa parte da Praia do Futuro e Sabiaguaba.

O trecho Centro, compreendido entre a rua José Vilar, Espigão da Av. Desembargador Moreira, Espigão da rua João Cordeiro, seguindo até o Aquário, se apresenta como próprio. São quatro pontos favoráveis. Já o trecho 16 também apresentou dificuldades no momento da coleta, porém, por motivo de obras no local.

Mais conhecido pela praia da Barra do Ceará, o trecho referente ao litoral Oeste não apresenta pontos adequados para a recreação primária.

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos na rede de drenagem, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, adensamento urbano próximo.

Semace recomenda

A Semace recomenda que, antes de qualquer recreação ao mar, banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira a íntegra do boletim de balneabilidade.