Programa “Histórias de Quem Lê”, da BECE, conta com programação diversificada em julho

2 de julho de 2021 - 09:19 # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto

Os encontros acontecem todas às terças-feiras no Youtube

O programa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) “Histórias de Quem Lê”, que tem como fio condutor da conversa a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra, convida esse mês: Almir Mota, escritor e contador de história, Assun, cantor e compositor, Izabel Accioly, antropóloga e socióloga, e Telma Tremembé, indígena do Povo Tremembé do Ceará, autora, escritora e mediadora de leitura.

No “Histórias de Quem Lê”, artistas e demais pessoas revelam suas trajetórias de vida e a relação próxima e afetiva com os livros, as bibliotecas, a escrita, a palavra e a literatura. Os encontros são realizados sempre às 18h e com tradução em libras. A mediação das conversas fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE. Confira a programação:

Quem abre a programação no dia 6/7 é o escritor e contador de histórias Almir Mota. Com 23 livros publicados, Almir iniciou sua carreira como poeta e logo seguiu pelo universo da literatura infantil. Em 2008, ganhou o prêmio Literatura para Todos com a obra “A Fera do Canavial”. É idealizador e coordenador da Feira do Livro Infantil e do Projeto PALAVRAS, este que conta com a parceria da BECE. Almir ainda preside a Casa do Conto, ONG que trabalha com projetos de incentivo à leitura e inclusão social, além de ser diretor da Casa da Prosa, editora e produtora cultural.

Já no dia 13/7, o programa recebe o cantor e compositor Assun. Filho de pais surdos, sempre teve a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como comunicação desde a primeira infância juntamente com o português. É considerado um ser bilíngue e bicultural, pois permeia entre a comunidade surda e a sociedade ouvinte desde sempre. Por oito anos atuou como cantor e principal compositor da banda Donaleda. No auge de toda essa experiência como cantor profissional, Assun decidiu seguir carreira solo como cantor bilíngue, utilizando-se do português e da Libras nos seus shows e videoclipes. É o primeiro cantor do Ceará a lançar esse tipo de trabalho, cada vez mais acessível a todos.

Para o penúltimo encontro do mês, dia 20/7, o programa convidou Izabel Accioly, antropóloga e socióloga. Mestra em Antropologia Social pela UFSCar, graduada em Ciências Sociais pela UFC, é também pesquisadora do Hybris, Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades da USP/UFSCar. Izabel ministra o curso “Estudos interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e classe” organizado pelo Paralaxe, Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC. Atualmente é colunista do portal Bemdito.

Quem encerra a programação do “Histórias de Quem Lê” de julho, no dia 20/7, é Telma Tremembé. Iindígena da etnia Tremembé do Ceará, escritora, artesã, contadora de histórias, mediadora de leitura pela Universidade Aberta Demócrito Rocha, militante da causa indígena e da natureza. Autora do livro “Raízes do meu ser: meu passado presente indígena”, Telma é tem formação em Bem-Viver, Saúde Mental Indígena pelo Instituto Fiocruz, Campus Amazônia.

Serviço

Programa Histórias de Quem Lê – Julho
06/07 – Almir Mota, escritor e contador de histórias
13/07 – Assun, cantor e compositor
20/07 – Izabel Accioly, antropóloga e socióloga
27/07 – Telma Tremembé, indígena do Povo Tremembé do Ceará, autora, escritora e mediadora de leitura
Youtube BECE, sempre às 18h