Programas Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais lançam edital conjunto com foco em inovações tecnológicas para o Ceará

2 de julho de 2021 - 14:16 # # # # # #

Ascom Programa Corredores Digitais, Secitece e Sedet - Texto

O Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), une-se ao Programa Clusters Econômicos de Inovação, com objetivo de aumentar a competitividade das empresas e maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará, e lança um edital para apoiar projetos de empreendedorismo inovador. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de julho e seguem até o dia 15 de setembro.

Os interessados deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no site: http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Por um ano, até 48 projetos de startups serão apoiados.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Conforme o edital, serão apoiados projetos de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico nos curto e médio prazos. Para tanto, foram realizados workshops prévios que já selecionaram 49 problemas de setores regionais para serem solucionados. Os empreendedores com as melhores soluções inovadoras para os problemas identificados serão apoiados pelo Corredores Digitais e por bolsas de pesquisa da Funcap.

As inscrições estão divididas em dois grupos, o Grupo 1 as inscrições irão de 15 de julho a 15 de agosto, e o grupo 2 de 15 de agosto a 15 de setembro.

De acordo com Secretario da Secitece, Inácio Arruda, podem participar do programa diferentes áreas tecnológicas. “Esse projeto em parceria com o Programa Clusters Econômicos de Inovação permitirá apoiar startups de várias regiões do Ceará, que trabalham com diferentes frentes tecnológicas, sejam elas: big data, computação em nuvem, chatbots, robótica, cibersegurança e muitas outras tecnologias essenciais para o avanço econômico do Estado do Ceará”, detalha.

“O Programa Clusters Econômicos de Inovação tenta oferecer para as startups das regiões oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas da sua própria região. Essas empresas funcionarão como laboratório e mercado para que as startups possam criar musculatura e assim ofertar suas soluções para outras regiões do Brasil e do mundo. Usamos para isto toda a experiência e conhecimento dos Corredores Digitais para apoiar neste momento do projeto”, afirma o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Julio Cavalcante Neto.

Serão contemplados projetos de nove regiões cearenses com foco em problemáticas locais. São elas: Grande Fortaleza, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão do Cariri, Serra da Ibiapaba, Sertão de Crateús, Sertão de Sobral e Litoral Norte.

Para o cientista-chefe de inovação, professor Samuel Façanha, o novo edital marca uma nova fase em direção ao estímulo do desenvolvimento regional pela busca da competitividade nos setores da economia cearense. “Teremos como base a relação com startups que podem prover soluções inovadoras permitindo que as empresas resolvam questões que impactem positivamente em suas performances gerando mais trabalho e renda para a população. Ao mesmo tempo impacta de forma positiva na geração de renda e trabalho e na retenção de capital humano talentoso e cearense em seu nascedouro, ajudando a distribuir riqueza por todo o estado.”

O resultado será divulgado no dia 30 de agosto, para os projetos selecionados do Grupo 1 e no dia 01 de novembro para os selecionados do grupo 2 nos sites e redes sociais da Secitece, Sedet e Corredores.

Conheça os setores priorizados para esse ciclo e mais informações sobre o programa: https://www.sedet.ce.gov.br/clusters-e-i/

Acompanhe em: www.sct.ce.gov.br / www.sedet.ce.gov.br

Instagram: @corredoresdigitais / @sedet.ceara

Clique aqui para visualizar o Edital.