Gestantes e puérperas que tomaram primeira dose de AstraZeneca podem completar vacinação com Pfizer, orienta Sesa

5 de julho de 2021 - 13:07 # # # # # # # #

Ascom Sesa - Texto

Ao todo, 1.839 grávidas ou puérperas do Estado receberam a primeira dose de AstraZeneca

Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) do Ceará que tomaram a primeira dose contra Covid-19 da vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz podem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A orientação foi publicada em nota de alerta na útlima sexta-feira (2), após recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE) Covid da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Um total de 1.839 grávidas ou puérperas do Estado receberam a primeira dose de AstraZeneca.

>> Veja nota completa

A indicação ocorre após aumento no número de óbitos maternos pela Covid-19 no Brasil e no Ceará neste ano. Em 2020, dos 32 óbitos maternos pela doença, 12,5% das mortes ocorreram na gestação e 78,1%, no puerpério. Em 2021, até junho, dos 35 óbitos maternos decorrentes do coronavírus, 11,4% ocorreram na gravidez e 85,7%, no puerpério.

A nota também aponta que gestantes e puérperas que iniciaram a vacinação com a dose da AstraZeneca e que não desejam concluir o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer deverão ser apoiadas em sua decisão e poderão concluir a imunização com a vacina da AstraZeneca após 45 dias de pós-parto.

A imunização de gestantes e puérperas com a vacina da AstraZeneca foi interrompida temporariamente após Nota Técnica nº 651/2021 do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), em maio.