Aesp inicia nova turma do Curso de Policiamento de Turismo

7 de julho de 2021 - 10:52 # # # # # # #

Ascom Aesp

Um grupo de 30 policiais militares iniciou, na última segunda-feira (05), o Curso de Policiamento de Turismo (CPTur), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A qualificação, que ocorre até o dia 30 de julho, tem uma carga-horária de 156 horas e visa capacitar profissionais para atuar no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), reforçando as ações de policiamento ostensivo em locais e pontos turísticos do estado, garantindo assim uma maior segurança e apoio aos turistas que visitam nosso Estado.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, aponta que “o policial militar lotado no BPTur é, antes de tudo, um relações públicas do Estado do Ceará. Além de realizar o policiamento ostensivo geral, visando à preservação da ordem pública, ele deve se portar de maneira a bem recepcionar os turistas que escolherem o Estado do Ceará como destino turístico, prestando-lhes as informações necessárias, por meio de atendimento especializado. O cidadão que se sente seguro e bem recebido, retornará ao nosso Estado e ainda fará uma divulgação positiva para outras pessoas, com quem tiver contato em seu destino de origem”, avaliou o oficial.

Conhecimentos como atendimento pré-hospitalar; noções de teoria geral do turismo; relações interpessoais e humanas; proteção ambiental; inglês e espanhol aplicado ao serviço policial; sistema rodoviário do Ceará; diversidade étnico-social e cultural; identificação de passaportes; situação jurídica do estrangeiro no Brasil e direção off-road também são temas abordados durante as aulas teóricas e práticas realizadas pela Aesp.

A aluna Elaine Cristina Nobre de Sousa é cabo da Polícia Militar do Ceará há 12 anos. Para ela, a capacitação é importante para refletir em um melhor trabalho prestado pela PMCE. “É muito gratificante para mim, como servidora pública, ter a oportunidade de participar de um curso tão versátil e multifuncional com instruções de direitos humanos, ética e cidadania e até direção off-road. Estou na expectativa de aumentar meus conhecimentos e poder servir, de forma ainda melhor, à sociedade como policial militar”.

Estiveram presentes no evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), tenente-coronel PM Roberto Rodrigues Lima; o orientador da Cédula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto; além dos docentes e do corpo acadêmico.

BPTur

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) possui atualmente um efetivo de aproximadamente 640 policiais militares, que atuam 24 horas por dia nos principais pontos turísticos de Fortaleza, Região Metropolitana e em todo o litoral do Ceará com rondas em viaturas, motos, bases móveis e policiamento a pé e de bicicleta, para melhor atender e receber os turistas que visitam o Estado do Ceará.