Serviço Social do HGWA lança cartilha sobre direitos sociais para orientar pacientes

7 de julho de 2021 - 14:14 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA

O livreto, distribuído gratuitamente, é destinado a familiares e pacientes que desconhecem direitos básicos disponibilizados pelos serviços públicos

Os pacientes que passarem pelo Serviço Social do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), receberão orientações sobre alguns direitos e benefícios voltados para a cidadania. É que o setor lançou recentemente a cartilha Direitos do Cidadão. O livreto, distribuído gratuitamente, é destinado a familiares e pacientes que desconhecem direitos básicos disponibilizados pelos serviços públicos.

Didático, com imagens e textos de fácil entendimento, as páginas contemplam descrições de benefícios como o Auxílio Doença, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Aposentadoria por Invalidez, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e até a isenção de impostos para compra de veículos.

O coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa Carvalho, explica que o objetivo do folheto é conscientizar o máximo de pessoas sobre os seus direitos. Além da distribuição nos ambulatórios, o material deve ser entregue por demanda espontânea e durante visitas a pacientes nos leitos.

“Muitos dos nossos usuários desconhecem os seus direitos. Quando fazemos visitas nos leitos, identificamos alguns pacientes que estão aptos e realizamos o encaminhamento para o órgão responsável. Por exemplo, muitos pacientes possuem vínculos de trabalho e têm direito ao Auxílio Doença, mas não é utilizado por falta de conhecimento. Outros não têm renda fixa, vivem em vulnerabilidade social, e estão aptos para benefícios”, detalha Carvalho.

Assistência

Além disso, o Serviço também firmou uma parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Fortaleza, onde são realizadas oficinas periódicas para falar sobre os diversos benefícios oferecidos pela Previdência Social e suas atualizações nas leis para os profissionais de saúde, para que possam identificar e orientar sobre o tema. Já está em tramitação uma parceria para que os pacientes atendidos pelo HGWA possam receber uma celeridade nas suas solicitações, caso estejam aptos.

A assistente social Fátima Pires afirma que muitos pacientes têm dúvidas em relação à documentação necessária para adquirir benefícios e, em casos de usuários que se internam, ficam incapacitados de exercer suas atividades e não sabem como se manter, mesmo tendo direitos a determinados auxílios.

“Alguns pacientes são os únicos provedores da casa. Nós, enquanto assistentes sociais, estamos aqui também para fazer essas orientações e esclarecer sobre os direitos sociais. O nosso público muitas vezes não tem acesso a um computador ou telefone, possuem dificuldades em acessar uma página, anexar um documento, então tanto a cartilha entregue no formato físico como o auxílio do assistente social são fundamentais”, exemplifica.

O Serviço Social do HGWA está disponível pelos telefones (85) 3216-8303/8300 e pelo e-mail: servicosocial.hgwa@isgh.org.br.