Cagece realiza ações educativas no Eusébio

8 de julho de 2021 - 16:42 # # # #

Ascom Cagece - Texto
Deivyson Teixeira - Fotos

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem realizado ações de conscientização no município do Eusébio. Nas duas últimas semanas, dois bairros da cidade receberam as visitas porta a porta dos agentes de responsabilidade social da empresa: Guaribas e Mangabeira. Cerca de 480 imóveis foram visitados no município.

No bairro Guaribas, os agentes da Cagece sensibilizaram a população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto e a não interligação de águas pluviais à rede. Além disso, foram prestados esclarecimentos sobre o projeto de revitalização da Lagoa que será realizado pela Prefeitura do Eusébio.

Já no bairro Mangabeira, durante reunião com a comunidade, a Cagece levou informações sobre o Programa Águas para Cidadania, que tem o objetivo de regularizar as ligações ao sistema de abastecimento sem que os clientes arquem com os custos da instalação. Foram realizadas, ainda, ações de conscientização sobre o consumo responsável de água.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Cagece, Robervânia Barbosa, os benefícios proporcionados pelos projetos são de grande importância para a comunidade, para a Cagece e para o meio ambiente. “As ações desenvolvidas foram eficazes, pois conseguiram atender aos objetivos pretendidos de prevenção da poluição ambiental e a inclusão da comunidade no programa água para cidadania”.

Mais Ações

A Cagece realiza periodicamente ações de educação ambiental nos municípios atendidos pela companhia. Os trabalhos consistem na sensibilização da população sobre a importância da educação ambiental e sanitária, tendo como principais focos o uso responsável da água, o estímulo à interligação à rede de esgoto, a função da rede de drenagem, o destino final dos resíduos sólidos e a relação cíclica destes objetos com a preservação ambiental.

As ações são feitas pelos agentes mediadores, técnicos sociais e auxiliares de operação das unidades de negócio da Cagece, e contam com a participação indireta dos agentes administrativos e dos gestores das unidades. No mês de julho, serão ainda efetivadas outras duas ações de Responsabilidade Social, a oficina do Projeto Reciclocidades e o Teatro de Fantoches.