Dragão do Mar abre a temporada de férias escolares com maioria das atividades infantis em formato virtual

8 de julho de 2021 - 11:15 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Integrando o ciclo “Férias no Dragão”, o programa “Dragão das Crianças” traz o “Cine Miau”, mostra de filmes infantis em sessões presenciais com ingressos limitados e protocolos de biossegurança no Cinema do Dragão

Ainda com grande parte dos seus equipamentos e espaços fechados ao público para enfrentamento ao novo coronavírus, o Dragão do Mar segue difundindo muita arte e cultura nos seus canais de comunicação. E para contemplar a criançada que está de férias, ao longo do mês, o Dragão das Crianças reúne atrações de múltiplas linguagens no ciclo Férias no Dragão, que poderão ser conferidas nos YouTubes do Dragão e do Planetário Rubens de Azevedo e no Cinema do Dragão, que recentemente retomou o funcionamento de uma das suas salas, agora com ocupação reduzida e com protocolos sanitários mantidos.

O Planetário Rubens de Azevedo abriu a programação especial para a criançada nesta quarta (7) e segue na quinta (8). Com exibição às 19h30, no YouTube do Planetário, a série “Viagem Sideral no Planetário” traz as partes 1 e 2 da atividade “A Quinca, o Pititi e o Albireu”. Os irmãos Quinca e Pititi partem para uma aventura no espaço. Na nave deles está Albireu, um supercomputador que vai guiá-los nessa viagem cósmica. Juntos, eles conhecem de pertinho a Lua, os planetas do Sistema Solar e seguem viagem rumo ao espaço extragaláctico, onde uma série de aventuras acontecem.

No dia 10, a partir das 17h, no YouTube do Dragão, a multiartista Raquel Santos ministrará a “Oficina Abayomi: Encontro precioso”. Na atividade virtual, a facilitadora ensinará o público a fazer bonecas de pano com nós em retalhos, uma oportunidade lúdica para dialogar sobre afrodescendência e exercitar a criatividade.

No dia 17, será a vez do ator e músico Evan Teixeira apresentar o espetáculo virtual “O Barquinho e o seu Pescador”, a partir do qual convida o público a navegar na encenação de um poema repleto de teatro, música e gratidão pelas vidas do oceano.

No dia 18, o Cinema do Dragão receberá a única programação presencial do “Férias no Dragão” para a criançada, exibindo duas sessões do projeto “Cine Miau”, Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, às 15h e 16h30. Serão apresentados 17 curtas nacionais e internacionais que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio ambiente e à psicologia infantil. O acesso é gratuito mediante a retirada de ingressos 1 hora antes, na bilheteria do Cinema.

O Planetário Rubens de Azevedo lançará também, nos dias 21 e 22, às 19h30, no seu canal, duas partes do episódio “Dois Pedacinhos de Vidro”, que também integra a série “Viagem Sideral no Planetário”. A partir de uma noite de observação astronômica, a atividade narra a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. São apresentados os diversos tipos de telescópios, a partir do funcionamento e da observação que cada um permite, sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo hoje.

A despedida da programação infantil do “Férias no Dragão” acontecerá no dia 31 de julho, a partir das 17h, no Youtube do Dragão, quando o Dragão das Crianças traz a artista Lia Mota para ministrar a “Oficina de Origami”. A facilitadora ensinará a arte tradicional e secular japonesa de criar representações de bichos e objetos a partir de dobras em folha de papel, como caranguejo e o tsuru, uma ave sagrada do Japão que é símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna.

Essas e outras novidades da programação poderão ser conferidas ao longo do mês no site do Dragão.

Programação

7 de julho
19h30 – Viagem Sideral no Planetário/A Quinca, o Pititi e o Albireu (Parte 1)
No YouTube do Planetário

8 de julho
19h30 – Viagem Sideral no Planetário/ A Quinca, o Pititi e o Albireu (Parte 2)
No YouTube do Planetário

10 de julho
17h – “Oficina Abayomi: Encontro precioso”, com Raquel Santos
No Youtube do Dragão

17 de julho
17h – “O Barquinho e o seu Pescador”, com Evan Teixeira
No Youtube do Dragão

18 de julho
15h e 16h30 – Cine Miau
Sala 2 do Cinema do Dragão

21 de julho
19h30 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 01
No YouTube do Planetário

22 de julho
19h30 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 02
No YouTube do Planetário

31 de julho
17h – “Oficina de Origami”, com Lia Mota

Serviço:

Férias no Dragão – Dragão das Crianças
De 07 a 31 de julho
Sessões presenciais curtas na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81) e programações de múltiplas linguagens no YouTube do Dragão e do Planetário Rubens de Azevedo