Enem Não Tira Férias: Seduc lança programação especial de preparação para o mês de julho

8 de julho de 2021 - 10:46 # # # # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (7), em webinar transmitida pelo Youtube, o Enem Não Tira Férias 2021. A ação busca fortalecer a preparação dos estudantes da rede pública estadual cearense para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de atividades durante o mês de julho. O evento virtual contou com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela; da estudante Raynara Lopes; e do coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, Paulo Fontenele. A mediação do diálogo ficou por conta do orientador da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc, Wesley Melo.

Ao todo, serão duas semanas de aulas virtuais, veiculadas no canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Os conteúdos serão apresentados por professores da Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Eliana Estrela lembra que a aquisição de conhecimento tendo em vista o Enem faz parte da rotina das escolas estaduais desde o primeiro dia de aula. “Precisamos fortalecer cada vez mais esse trabalho, dando oportunidade para que os jovens demonstrem o seu potencial e ingressem no Ensino Superior. No mês de julho, temos férias. Mas, o Enem não tira férias. E contamos com o apoio importantíssimo de professores que se comprometem com a aprendizagem, com o desenvolvimento dos alunos, além de todos os servidores da educação”, frisa a secretária.

Raynara Lopes, estudante da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor José Aloysio Pinto, em Sobral, reconhece a grande expectativa em torno do Exame. “Acho muito importante que tenhamos essa oportunidade para ampliar nossos conhecimentos e aprendizados para o Enem. Já reservei horários de estudo para as live aulas do Enem Não Tira Férias, e convido todos os estudantes a anotarem a programação nas suas agendas. Serão experiências incríveis, envolvendo todas as áreas de conhecimento, preparados com muito carinho pela Seduc. Acredito que o Enem irá me ajudar a abrir outras portas”, projeta.

Paulo Fontenele, coordenador da Crede 3, considera que o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo tem feito a diferença no sucesso da iniciativa. “Embora estejamos vivendo tempos difíceis, acredito que estamos conseguindo superar muitas barreiras, e os estudantes entenderam esse movimento. O Enem Não Tira Férias é uma ação potente, com uma programação organizada, que envolve todas as escolas. Desde o ano passado, mesmo com a pandemia, não paramos, devido ao grande engajamento de estudantes, professores, gestores e famílias. Nossa missão, enquanto educadores, é fomentar no aluno a vontade de construir o seu projeto de vida, preparando-o para ser o que quiser”, observa.

Redação

Ainda na webinar, houve a realização da iniciativa #maisideias, que promoveu a abordagem de dois temas da atualidade, debatidos por profissionais da área, com o intuito de reforçar a preparação para a prova de redação. Oito temas serão debatidos ao longo da programação do Enem Não Tira Férias.

Os temas da vez foram “As fake news em torno das vacinas para a covid-19”, ministrado pela professora Karine Pinheiro; e “Desafios à proteção da Amazônia brasileira”, apresentado pela professora Vanuzia Lima.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Não Tira Férias faz parte de um projeto maior, denominado Enem Chego Junto, Chego Bem, que ocorre ao longo de todo o ano letivo, promovendo diversas atividades. A iniciativa é desenvolvida, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Enem. A ação é realizada em sete etapas: Documentação, Isenção da Taxa, Inscrição, Motivação, Preparação, #Enemvou2dias e Ingresso.