Governo do Ceará realiza cerca de 4,5 milhões de visitas domiciliares com foco no desenvolvimento infantil

9 de julho de 2021 - 13:32 # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto

“Através do Padin, minha filha desenvolveu muito a coordenação motora, além de fortalecer nosso vínculo afetivo. Ao realizar as atividades, dificilmente ela quer parar porque adora e, mesmo com as dificuldades, ainda tiro um tempinho pra fazer porque sei que é muito importante para o seu desenvolvimento”. O depoimento é da dona de casa Antônia Maria Ribeiro, mãe da pequena Juliane, de 2 anos, que integra as mais de 120 mil famílias cearenses já contempladas com as cerca de 4,5 milhões de visitas domiciliares realizadas por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), da Secretaria da Educação, e do Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, do Governo Federal, em parceria com o Estado.

Com foco no desenvolvimento infantil e na parentalidade responsável, a ação não parou com a pandemia e segue atendendo crianças dos 184 municípios cearenses. “Mesmo com a pandemia, estamos levando oportunidade e conhecimento para milhares de mães cearenses. É por meio dessa ação que estamos visitando e auxiliando as famílias atendidas pelo governo, para melhorar cada vez mais o desenvolvimento das nossas crianças e estimular a parentalidade responsável, através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Todo esse trabalho é pensado por uma equipe de profissionais, comprometidos com o futuro do nosso Estado”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Capacitação

O pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, no qual contempla as visitas, consiste na construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Até o momento, já foram realizadas a capacitação de mais de 42 mil profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência. Este ano, o Estado vem realizando a formação de profissionais e famílias para promoção da parentalidade positiva, estimulando os vínculos familiares e a redução da violência.

Reconhecimento

Em dezembro do ano passado, o Ceará venceu o “Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia”, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer, com 29 das 100 melhores ações de profissionais que atuam em visitas domiciliares no País. Cada vencedor recebeu a quantia de R$ 3 mil. Este foi o primeiro prêmio nacional direcionado a visitadores.