Pesquisa em Saúde: Biblioteca do HGF se reinventa para atender novo perfil de residentes

9 de julho de 2021 - 13:26 # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e fotos

A Biblioteca do HGF foi criada em 1970, um ano após a inauguração do hospital, e desde então é suporte essencial na vida dos pesquisadores da unidade

Prateleiras que guardam conhecimentos compartilhados por gerações de profissionais de saúde do estado do Ceará. Não bastasse o valor histórico e simbólico, a cinquentenária biblioteca do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vem abraçando a missão de se reinventar em meio aos desafios tecnológicos da era da informação.

“A biblioteca é um grande apoio para os residentes”, afirma o bibliotecário Kelson Monteiro, responsável pelo espaço. Apesar do acervo de cerca de quatro mil exemplares das mais diversas especialidades que a biblioteca dispõe hoje, são os serviços oferecidos por ela que se tornaram um de seus principais diferenciais. “Além de orientações a respeito de formatação de artigos e trabalhos, temos oferecido cursos e treinamentos sobre normas técnicas para produção acadêmica, pesquisa e até uso da tecnologia”, ressalta.

Para o bibliotecário, um dos principais percalços da produção acadêmica na atualidade é também uma das maiores vantagens: a quantidade excessiva de informação no ambiente online. “Percebemos muito a necessidade deles [os residentes] em pesquisar de forma mais eficaz e efetiva, de realmente chegar a uma informação que os atenda”, diz. “É aí que percebemos o real papel das bibliotecas: o suporte à pesquisa e ao aprendizado”, complementa.

Espaço recebe cerca de 200 visitantes por semana

Presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap) do HGF, setor responsável pela biblioteca, o odontólogo Eliardo Silveira destaca que a pesquisa no ambiente online é uma realidade a ser abraçada. “Não temos como fugir a essa produção científica cada vez mais veloz. Temos que colaborar e garantir nosso espaço como centro formador de conhecimento”, pontua.

Semanalmente, a Biblioteca do HGF recebe cerca de 200 visitantes, entre internos, residentes e profissionais contratados da unidade. Para a residente de Fonoaudiologia Camila Matos, a grande vantagem do equipamento são os cursos normativos oferecidos. “É um ambiente com profissionais que realmente contribuem com o nosso processo de evolução e de aprendizagem”, compartilha ela, que é frequentadora assídua. Por enquanto, durante a pandemia de Covid-19, o local está fechado para o público externo.

Estrutura da Biblioteca

Estrutura conta com acesso livre à Internet, cinco mesas de estudo e seis cabines de estudo individual

Com 138 m² de área, a Biblioteca do HGF conta com 11 computadores de acesso livre à Internet, cinco mesas de estudo e seis cabines de estudo individual com estrutura para notebook. Além dos mais de quatro mil livros do acervo e um repositório institucional de acesso livre, também são oferecidos serviços como orientação de normas ABNT e Vancouver; catalogação de produções científicas produzidas na unidade e capacitação em manejo de tecnologia para pesquisa.