PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Programas Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais lançam edital conjunto

9 de julho de 2021 - 10:34 # # # # #

Ascom Secitece

O Programa Corredores Digitais, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), une-se ao Programa Clusters Econômicos de Inovação, e lança edital para apoiar projetos de empreendedorismo inovador. A parceria tem o objetivo de aumentar a competitividade das empresas e proporcionar maior desenvolvimento econômico das macrorregiões do Estado do Ceará. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de julho e seguem até o dia 15 de setembro, divididas em dois grupos.

Para o cientista-chefe de Inovação e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Samuel Façanha, o novo edital marca uma nova fase em direção ao estímulo do desenvolvimento regional pela busca da competitividade nos setores da economia cearense. “Teremos como base a relação com startups que podem prover soluções inovadoras permitindo que as empresas resolvam questões que impactem positivamente em suas performances gerando mais trabalho e renda para a população. Ao mesmo tempo impacta de forma positiva na geração de renda e trabalho e na retenção de capital humano talentoso e cearense em seu nascedouro, ajudando a distribuir riqueza por todo o Estado”.

Os interessados deverão inscrever seus projetos exclusivamente pela Internet, utilizando o formulário eletrônico disponível no site.

Por um ano, até 49 projetos de startups serão apoiados. O resultado será divulgado no dia 30 de agosto, para os projetos selecionados do Grupo 1, e no dia 01 de novembro, para os projetos selecionados do Grupo 2, nos sites e redes sociais da Secitece, Sedet e Corredores.

Divisão dos Grupos

Grupo 1: Agronegócio – Litoral Leste e Vale do Jaguaribe; Saúde – Grande Fortaleza e Sertão de Sobral; Energias Renováveis – Sertão de Sobral e Grande Fortaleza; Turismo – Grande Fortaleza; Comércio – Sertão do Cariri; Construção Civil – Sertão de Crateús; Educação – Sertão de Sobral; Mineração e Metal Mecânica – Vale do Jaguaribe; TIC – Sertão Central.

Grupo 2: Agronegócio – Grande Fortaleza, Sertão Central e Serra da Ibiapaba; Comércio – Sertão de Crateús; Infraestrutura e Logística – Grande Fortaleza; Indústria da Madeira – Litoral Norte; Saúde – Sertão do Cariri e Grande Fortaleza; TIC – Grande Fortaleza; Turismo – Sertão do Cariri, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba.

Projetos apoiados

Conforme o edital, serão apoiados projetos de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico nos curto e médio prazos.

Para tanto, foram realizados workshops prévios que já selecionaram 49 problemas de setores regionais para serem solucionados. Os empreendedores com as melhores soluções inovadoras para os problemas identificados serão apoiados pelo Corredores Digitais e por bolsas de pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

De acordo com secretário da Secitece, Inácio Arruda, podem participar do programa diferentes áreas tecnológicas. “Esse projeto em parceria com o Programa Clusters Econômicos de Inovação permitirá apoiar startups de várias regiões do Ceará, que trabalham com diferentes frentes tecnológicas, sejam elas: big data, computação em nuvem, chatbots, robótica, cibersegurança e muitas outras tecnologias essenciais para o avanço econômico do Estado do Ceará”, detalha.

“O Programa Clusters Econômicos de Inovação tenta oferecer para as startups das regiões oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas da sua própria região. Essas empresas funcionarão como laboratório e mercado para que as startups possam criar musculatura e assim ofertar suas soluções para outras regiões do Brasil e do mundo. Usamos para isto toda a experiência e conhecimento dos Corredores Digitais para apoiar neste momento do projeto”, afirma o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante Neto.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas vinculadas Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Saiba mais

Conheça os setores priorizados para esse ciclo e mais informações sobre o programa: https://www.sedet.ce.gov.br/clusters-e-i/
Site: www.sct.ce.gov.br / www.sedet.ce.gov.br
Instagram: @corredoresdigitais / @sedet.ceara
Acesse o edital aqui