Secretário da Infraestrutura acompanha avanço nas obras do Aeroporto Regional de Sobral

9 de julho de 2021 - 13:41 # # # # # #

Ascom Seinfra - Texto

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, foi a Sobral para vistoriar o avanço nas obras do Novo Aeroporto Regional de Sobral, nessa quinta-feira (8). Acompanhado do Coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, Tiago Brasileiro, e engenheiros das construtoras responsáveis pelos serviços, o Secretário visitou as frentes de obras que estão em andamento, simultaneamente: a implantação da pista de pouso e decolagem, a construção do acesso ao novo aeródromo e a obra do Terminal de Passageiros.

“Após a temporada de chuvas, quando o cronograma foi um pouco prejudicado, estamos conseguindo agora um bom ritmo, nas diversas frentes de serviços. Hoje, contamos com cerca de 272 trabalhadores, que operam 111 equipamentos. A perspectiva é que a movimentação de terra, etapa importante na obra, esteja concluída até o final de agosto – o acesso, em meados de setembro. Antes disso, já iniciaremos as fases de sub-base e base, incluindo o pátio de aeronaves. Também avançamos na obra do Terminal de Passageiros, que está com sua estrutura de concreto praticamente concluída e alvenaria já iniciada”, informou o secretário.

“Esse empreendimento, depois de concluído, será importante alavanca para o desenvolvimento econômico e social de toda a Zona Norte do Ceará. A região conta com grandes indústrias, universidades, hospitais, dentre outros equipamentos que precisam da praticidade desse equipamento”, completou. Lucio acrescenta, ainda, que, “além desses benefícios, o processo de construção do equipamento contribui para a geração de empregos para a população da Região. Atualmente, a obra conta com cerca de 272 colaboradores, a maior parte residentes na região”.

O novo Aeroporto, localizado a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral, em uma área de 143 hectares, contará com pista de pouso e decolagem com extensão de 1.800m x 30m e capacidade para receber aeronaves de porte médio. O equipamento também terá acesso de 2,7 km, estacionamento, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e o Terminal de Passageiros.

Sobre o Terminal de Passageiros

O Terminal de Passageiros terá aproximadamente 2 mil metros quadrados de área construída e contará com salas de embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros.

O empreendimento deve ficar pronto em 2022.