Planetário Rubens de Azevedo segue com formações do Curso Popular de Astronomia nesta semana

13 de julho de 2021 - 11:03 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar - Texto

O Canal do Planetário estreará aula sobre “As Leis de Kepler e o Heliocentrismo” na quarta (14) e sobre “Ano – Luz e Distâncias Astronômicas” na quinta (15).

Seguindo com suas ações que, além de divertir, promovem o conhecimento, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, lança novas aulas do Curso Popular de Astronomia nesta semana, a partir das 19h30, no Youtube do Planetário.

Na quarta-feira (14), o público poderá saber mais sobre “As Leis de Kepler e o Heliocentrismo”. O Planetário apresentará aos espectadores um dos mais importantes momentos da Ciência Moderna, com a descoberta do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico, depois confirmada por outros grandes cientistas: Tycho Brahe, Galileu Galilei e Johannes Kepler – astrônomo, físico e matemático alemão imortalizado pela elaboração das famosas 3 Leis de Kepler, que descrevem os movimentos dos corpos celestes. Interessados poderão conhecer como Kepler rompeu com mais de 15 séculos de paradigmas.

Na quinta-feira (15), o tema da formação será “Ano – Luz e Distâncias Astronômicas”. Será a vez de aprender o que é paralaxe. O Planetário mostrará o quanto nossa visão nos engana com relação às distâncias. A atividade vai demonstrar que nem sempre as estrelas mais brilhantes são as maiores e as mais próximas de nós. Os internautas também descobrirão qual o real tamanho da Terra no Universo, aprender sobre o Ano-Luz e que uma viagem até a estrela mais próxima do Sol levaria mais de quatro anos viajando na enorme velocidade da luz, que é de 300 mil quilômetros em apenas um segundo, e ainda descobrir que tudo que vemos no Universo vem do passado.

Apaixonados por Astronomia e ciências afins podem acessar o canal do Planetário Rubens de Azevedo para conferir esses e outros conteúdos.

Confira os próximos lançamentos ao longo do mês de julho

Sempre às 19h30, no YouTube do Planetário
Dia 14 – Curso Popular de Astronomia / As Leis de Kepler e o Heliocentrismo
Dia 15 – Curso Popular de Astronomia / Ano – Luz e Distâncias Astronômicas
Dia 21 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 01 (sessão infantil)
Dia 22 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 02 (sessão infantil)
Dia 28 – Curso Popular de Astronomia – Telescópios e Radiotelescópios
Dia 29 – Curso Popular de Astronomia – Astronomia e o Big Bang – De onde viemos? Para onde vamos?

Serviço

Planetário Rubens de Azevedo apresenta Curso Popular de Astronomia
Dias 14 e 15 de julho de 2021
Horário: 19h30
Local: Canal do Planetário Rubens de Azevedo no Youtube
Acesso gratuito e livre