Porto Iracema abre 150 vagas para jovens de todo o Ceará em cursos virtuais de fotografia, desenho e pintura, audiovisual e teatro

13 de julho de 2021 - 14:46 # # # # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Marcia Charnizon e Isis Medeiros - Fotos

Escola Porto Iracema das Artes abre 150 vagas para jovens de todo o Ceará em cursos virtuais de fotografia, desenho, pintura, audiovisual e teatro

O público-alvo são estudantes da rede pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, a partir de 16 anos. Metade das vagas é reservada a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros

Conectar criação, ensino e aprendizagem à vida dos jovens. Explorar espaços como a casa e a rua. Proporcionar uma formação ainda virtual, mas não isolada. Pensar e fazer fotografia, desenho e pintura, audiovisual e teatro com materiais que fazem parte do cotidiano. Estas são as propostas da edição 2021 do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, escola de criação e formação do Governo do Estado, ligada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com 150 vagas para todo o Ceará, as inscrições gratuitas iniciam nesta segunda-feira (12) e seguem até o dia 23 de julho, pelo site da Escola.

O público-alvo são estudantes da rede pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, a partir dos 16 anos, que residam em qualquer município cearense. A partir deste ano, 50% das vagas serão destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. Os percursos formativos serão realizados remotamente, de agosto a dezembro deste ano, e não é necessário ter experiência anterior em artes.

Criar e imaginar outros mundos possíveis

Nesta edição ainda marcada pelo ambiente da pandemia de Covid-19, que agravou a profunda crise social e política no País, os percursos formativos dialogam com as Poéticas de Travessia, tema norteador das ações e eventos do Porto Iracema este ano, e se voltam para as possibilidades da arte em relação com o contexto social, especialmente a partir das experiências da juventude. Assim, divididas em módulos independentes, mas interligados, as formações oferecem aos estudantes uma iniciação às artes que busca conectar as noções básicas das linguagens artísticas com os debates que envolvem suas vivências.
Os percursos de Desenho e Pintura, Fotografia Digital, Audiovisual e Teatro vão convidar os/as/es participantes a realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, como o celular, os álbuns familiares, os memes, a casa, a calçada, o bairro. A proposta é, na variedade da experimentação de técnicas, materiais e gestos de criação, no encontro com artistas de diferentes contextos, em processos de criação individuais e coletivos, explorar, questionar imaginários e representações e, ao mesmo tempo, imaginar outros mundos possíveis.

Seleção

O processo seletivo acontece em duas etapas. A primeira consiste na análise do formulário de inscrição de candidatas/os/es. Essa avaliação será feita entre os dias 26 e 28 de julho, quando será divulgada a lista de pessoas selecionadas. A segunda fase será realizada nos dias 29 e 30 de julho e corresponde a uma entrevista virtual e em grupo.

Serão considerados como critérios para a seleção das turmas a adequação aos requisitos, como faixa etária, perfil socioeconômico, reserva de vagas, disponibilidade e motivação para a inscrição.

– DESENHO E PINTURA
O que é possível observar ao olhar com atenção o rosto de alguém? Que histórias podem estar guardadas nas mãos de uma pessoa? Quais são as linhas e as formas que estruturam um corpo? Que cores podem expressar a emoção que sentimos sob a pele? Neste percurso formativo, serão oferecidas noções básicas para trilhar um caminho de experimentação e criação no desenho e na pintura, com foco na figura humana. Além de ter acesso a técnicas e elementos da linguagem visual, será possível refletir sobre a diversidade de corpos e as inúmeras possibilidades de representá-los a partir do desenvolvimento de uma poética pessoal.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Efe Godoy
A figura humana no desenho, com Cecília Andrade
A figura humana na pintura, com Raisa Christina
Experimentações visuais, com Charles Lessa
COM FIGURA – Sessão de desenho com modelo vivo, com Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues

Vagas: 25
Carga horária: 110h/aula
Período: De 9 de agosto a 3 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

– FOTOGRAFIA DIGITAL

A luz que entra pela janela, o sol do meio dia, uma lanterna, a sombra de uma árvore, o brilho das telas e das estrelas. Há muitas possibilidades de perceber as luzes que nos cercam e usá-las de forma criativa para descobrir e contar histórias, expressar sentimentos, guardar memórias, afirmar nossa existência e imaginar outros mundos. Neste percurso, partindo das imagens que cercam a vida e o cotidiano, serão apresentadas noções básicas de fotografia, dando ênfase aos elementos da linguagem visual e aos aspectos históricos, éticos e estéticos. Com uso do telefone celular e a partir de outras experimentações, os participantes poderão produzir seus próprios retratos, autorretratos e narrativas visuais.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Isis Medeiros e Márcia Charnizon
Fotografia Básica, com Tamara Lopes
Narrativas Visuais, com Marília Oliveira
Fotografia e áreas de atuação, com artistas, coletivos, profissionais da fotografia em diferentes áreas
Fotografia e edição, com Fernanda Siebra

Vagas: 25
Carga horária: 110h/aula
Período: De 16 de agosto a 17 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 9h às 12h

>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professoras AQUI.

– AUDIOVISUAL

Imagens e sons por toda parte. Em telas pequenas, enormes, em casa, na escola, no trabalho, nos espaços públicos, no bolso, na mochila, as imagens e sons chegam, muitas vezes sem pedir licença. Podem nos incomodar, nos violentar, nos oprimir e diminuir nossa força de agir no mundo. Em outros momentos, nos apropriamos dos mesmos recursos que produzem imagens e sons e com eles inventamos nossos próprios jeitos de nos expressar, comunicar, viver, amar e experimentar a vida, o tempo e as relações. O Percurso de Audiovisual convida as pessoas participantes a vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por jovens artistas de diversas áreas, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação em torno das dimensões técnica, estética e política da linguagem audiovisual.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Everlane Moraes
Territórios Audiovisuais, com Letícia Simões e Sophia Pinheiro
Visualidades, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual
Sonoridades, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual
Montagens, com artistas e profissionais de diversas áreas do audiovisual

Vagas: 75 (a partir do segundo módulo, a turma é dividida em três grupos de 25)
Carga horária: 115h/aula
Período: 05 de agosto a 03 dezembro
Horário: Módulo 1 / Dias 06, 11, 12 e 13 de agosto: 09h às 12h. Demais módulos: Segundas, quartas e sextas – 16 de agosto a 03 de dezembro: 10h às 12h

>>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

– TEATRO

Numa perspectiva decolonial, que amplia referências culturais, artísticas e conceituais brasileiras e latino-americanas como Teatro Experimental do Negro, Teatro do Oprimido e o Teatro Popular, o percurso propõe um trajeto formativo articulado a partir de três dispositivos: A Casa – poética do particular, do eu – o lugar onde é possível sonhar e construir narrativas a partir de quem se é; A Rua – poética da comunidade – onde se constrói laços, relações de vizinhança, pertencimento; A Cidade – poética dos “corres” – espaço do compartilhamento de saberes em/com o coletivo em sentido ampliado, de construção de redes. Esse trajeto convida as/os/es participantes a discutir e experimentar a criação teatral em estreita relação com o lugar onde se vive: o território.

O percurso é dividido em 5 módulos:
Navegações Estéticas, com Maria Fernanda Sarmiento
Jogo, corpo e criação, com Pedra Silva
Textos, territórios, cenas, com Leonardo Silva
Teatro e outras linguagens, com Clébson Francisco
Círculo de partilhas com coletivos artísticos

Vagas: 25
Carga horária: 140h/aula
Período: De 4 de agosto a 22 de novembro
Horário: Segundas, quartas e sextas – 14h às 17h

>> Saiba mais sobre cada módulo do percurso e conheça a equipe de professores AQUI.

Serviço

O quê: Inscrições para Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes 2021
Inscrições: 12 a 23 de julho
Processo seletivo
– primeira etapa 26 a 28 de julho
– resultado primeira etapa: 28 de julho
– segunda etapa (entrevistas): 29 e 30 de julho
Início das atividades: 02 de agosto
GRATUITO E ONLINE