Governo do Ceará entrega reforma e ampliação de setor de UTI na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza

14 de julho de 2021 - 17:23 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos



A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza conta agora com uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reformada e ampliada, com 10 leitos de internação totalmente equipados, sendo um deles de isolamento. O setor é destinado a pacientes não-Covid, com disponibilidade para a Central de Regulação de Leitos do Estado. A entrega da nova UTI pelo governador Camilo Santana foi transmitida via redes sociais, e teve também a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), da secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, e do provedor da Irmandade da Santa Casa, Luiz Marques.

Camilo Santana celebrou a parceria com a instituição. “Temos o que há de mais moderno aqui nesses 10 leitos de UTI para atender aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia, uma parceria que tem muita história e dedicação, local que tem acolhido milhares de cearenses. Durante a pandemia teve uma grande importância no papel de acolhimento de pacientes com Covid-19, e fica aqui meu agradecimento a todos os guerreiros, profissionais de saúde, que têm se dedicado ao máximo para atender a todos os cearenses”.

O Governo do Ceará auxiliou a montagem da nova UTI com recursos para as instalações físicas e equipamentos. E dispõe ainda de recursos para custeio mensal de R$ 5,8 milhões para 17 leitos clínicos, 10 UTIs e ainda para que a Santa Casa faça cirurgias eletivas e cirurgias de urgência urológicas e vasculares como retaguarda do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital de Messejana.

Ainda na transmissão, o governador fez mais dois anúncios que beneficiam o hospital e os cearenses. “Quero anunciar aqui ao Luiz Marques que a nossa parceria com cirurgias eletivas será renovada, com cerca de R$ 7 milhões de investimento. Aproveitando a ocasião, temos um projeto de revitalização no entorno da Santa Casa em andamento, a Estação das Artes, para a qual fizemos dois estacionamentos ao lado, e um deles será concedido (para administração) ao Hospital”, disse Camilo Santana.

Pelo estágio atual da pandemia, não há demanda de leitos da regulação estadual para pacientes acometidos pelo coronavírus, fato registrado pelo administrador da Santa Casa, provedor da Irmandade, Luiz Marques, que agradeceu os esforços dos profissionais de saúde e do Governo do Ceará pela parceria incessante. “O estacionamento vai nos ajudar para somar e continuar a manter a Santa Casa. Relembro aqui que montamos em tempo recorde uma ala com 8 leitos para atender pacientes exclusivamente com Covid. Desde então, foram 522 casos atendidos, mas já fazem alguns dias que não temos nenhuma entrada de paciente com Covid aqui. Isso é um dado muito positivo”, celebrou.

Durante a entrega da nova ala, que será destinada a pacientes não-Covid e servirá de retaguarda para o HGF e Hospital de Messejana, importantes unidades de Saúde da Rede Estadual, Dr. Cabeto agradeceu pela dedicação incessante dos profissionais de saúde do Estado durante a pandemia, e na atual circunstância, categorizou a entrega como importante para uma rede de assistência atualizada, com instalações adequadas, prontas para receber a população, tendo em vista que 80% dos cearenses dependem das estruturas do Sistema Único de Saúde (SUS).