Adagri realiza atendimento à notificação de Varrose em apiário de Ocara

15 de julho de 2021 - 08:59 # # # # #

Ascom Adagri - Texto

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) foi notificada da suspeita da ocorrência de Varrose em abelhas da espécie Apis mellifera, no apiário localizado em Ocara, na Região Norte do Estado. A Varrose é uma doença parasitária que ataca todos os indivíduos da colmeia, nas fases de larvas, pré-pupas, pupas e adultos, alimentando-se através da sucção de hemolinfa das abelhas. O diretor de Inspeção e Fiscalização, Amorim Sobreira e o Coordenador do Programa Estadual de Sanidade Apícola da Adagri, David Caldas, realizaram o pronto atendimento onde foram coletadas amostras que serão encaminhadas para diagnóstico laboratorial.

Segundo David Caldas, a Varrose é doença de notificação obrigatória conforme estabelecido na Instrução Normativa nº 50 / 2013, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A presença do ácaro na colmeia é uma grande ameaça à saúde das abelhas, que além de influenciar no desenvolvimento e expectativa de vida, pode atuar como transmissor de vírus para esses animais, dizimar colônias quando encontrado em níveis elevados e levar a grandes perdas econômicas para o produtor de mel e derivados”, explica o gerente.

O diretor da Adagri alerta que caso algum produtor suspeite da ocorrência de doença acesse o site gratuitamente para devida notificação: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action