PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

UVA e UFC assinam Termo de Cooperação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão

15 de julho de 2021 - 12:21 # # # # # # # #

Ascom UVA - Texto
Nivia Uchoa - Foto

Os reitores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) assinaram Termo de Cooperação Técnico-Científica para execução de ações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O documento, assinado em solenidade realizada na Reitoria da UFC, em Fortaleza, nessa quarta-feira (14) prevê a cooperação para a criação e realização conjunta de cursos de graduação e de pós-graduação lato senso e strictu senso.

O Termo de Cooperação estabelece também como ações a serem desenvolvidas pelas signatárias, projetos de conjuntos de investigação, elaboração de estudos científicos e técnicos; iniciativas de dinamização e promoção do ensino, por meio de ciclos de conferências, palestras e seminários; parcerias para a transferência de tecnologia; qualificação do corpo docente em nível de pós-graduação; e elaboração e execução conjunta de projetos de extensão, com possibilidade de participação de discentes e docentes em projetos em andamento nas instituições.

Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação, o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, lembrou a “relação de parceria entre as duas universidades que possibilitou a criação do Curso de Direito da UVA, feita em parceria com a UFC em 1997, e a implantação da Faculdade de Medicina da UFC em Sobral, que iniciou suas atividades em abril de 2001, no Centro de Ciências da Saúde da UVA”.

O Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho afirmou que “a ampliação dessa importante parceria poderá possibilitar, a partir deste convênio, a criação do Curso de Graduação em Agronomia da UVA, a ser implantado no campus da Ibiapaba, em São Benedito, e do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, a ser ofertado no campus de Camocim, que já tem autorização do Governador Camilo Santana para ser instalado; são cursos que atenderão demandas antigas dessas regiões”, disse.

A importância do acordo entre as duas instituições foi destacada pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. “Este convênio oficializa a parceria, já existente há tempos entre UVA e UFC, em um pacto histórico pelo desenvolvimento da Ciência e da Pesquisa em nosso Estado e pelo qual cumprimento as duas universidades, em nome do governador Camilo Santana”, disse o titular da Secitece.

O reitor da UFC, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, ressaltou a importância do convênio com a UVA, lembrando que “é importante que a Ciência trabalhe junta, pois quem ganha é a sociedade e, às vezes fazemos convênios com instituições distantes, como da China, e deixamos de fazer com nossos talentos que estão ao nosso lado”.

Também estiveram presentes à assinatura do Termo de Cooperação a vice-reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo; os deputados estaduais Augusta Brito e Sérgio Aguiar; a prefeita de Camocim, Elizabeth Magalhães; a chefe de Gabinete da Reitoria da UVA, Gabriela Cavalcante; e pró-reitores da UFC.