Julho Verde alerta para diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

16 de julho de 2021 - 13:29 # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Foto


O cirurgião de cabeça e pescoço Francisco Bomfim, do HGWA, ressalta a importância do diagnóstico precoce

Desde o início de julho, duas campanhas vêm ganhando força para alertar a população sobre algumas doenças. Uma delas é a Julho Amarelo, para conscientizar sobre as hepatites virais. A outra é a Julho Verde, movimento lançado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e voltado para a prevenção do câncer nestas duas partes do corpo. A doença causa mais de dez mil mortes por ano em todo o País.

Uma das principais ações para conscientização do tema é levar para a população a importância do diagnóstico precoce. A campanha Julho Verde, criada em 2016 e iniciada nos primeiros dias do mês, tem seu ponto alto no dia 27, tido como o Dia da Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Para o cirurgião de cabeça e pescoço Francisco Bomfim, que atua há dez anos no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é preciso falar mais sobre a doença que afeta homens e mulheres, principalmente a partir dos 20 anos. “É um mês de alerta. O câncer de cabeça e pescoço é muito comum. Se pegarmos a incidência de tumores no Brasil, ele surge como a quinta neoplasia como câncer de boca para o homem e a sétima é o câncer de laringe. Na mulher, o câncer de tireoide é a quinta neoplasia mais frequente”, detalha.

Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo. Bomfim conta que realiza atendimentos constantes no HGWA. São cerca de 70 pacientes atendidos por ano e que passam por procedimentos relacionados à doença nesta região. Quando se fala em câncer de cabeça e pescoço, estão nesse grupo os tumores acometidos na boca, garganta, laringe, tireoide, nas glândulas salivares, nos seios maxilares, olhos, além de tumores de face.

“É importante lembrar do diagnóstico precoce e também a consciência que existe o fator de risco. Mais de 80% dos tumores estão vinculados aos hábitos de vida, entre eles tabagismo e etilismo, além de infecções. Ter uma vida saudável e se vacinar contra o HPV (vírus que infecta pele ou mucosas) é muito importante. Na maioria dos casos, homens e mulheres estão nessa faixa de diagnosticados a partir de 20 anos. Hoje, o principal causador de câncer de garganta é o HPV. O melhor tratamento é o diagnóstico precoce e fazer a cirurgia mais efetiva possível nessa fase”, indica.