Mi – Festival Música da Ibiapaba divulga resultado das oficinas da sua 16ª edição

16 de julho de 2021 - 15:46 # # # # # #

Ascom Secult-CE - Texto
Francisco Gustavo - Foto

Realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a 16ª edição do Mi – Festival Música da Ibiapaba divulga o resultado das inscrições realizadas para suas 15 oficinas desta edição virtual, com 865 pessoas selecionadas, que puderam escolher até três oficinas para participarem.

O resultado pode ser acessado no site www.festivalmi.com.br, bem como nos sites da Secult e Editais. Em caso de dúvidas, pode-se contatar a Coordenação Pedagógica do evento através do e-mail pedagogicofestivalmi@gmail.com.

O Festival Mi acontecerá entre os dias 25 e 30 de julho com oficinas, shows, palestras, bate-papos e outros formatos de programação no ambiente digital, totalmente gratuito e poderá ser acompanhado através do site www.festivalmi.com.br .

Oficinas: Música e Acessibilidade

Na agenda formativa deste ano, o festival disponibilizou mais de mil vagas, em dez oficinas oferecidas com foco no estudo da Música e cinco oficinas que abordam a Acessibilidade, enquanto caminho democrático e urgente para seguirmos levando a arte e cultura, de fato, a todas e todos. Nomes como o do guitarrista Nelson Faria, o da primeira mulher a reger bandas sinfônicas no Brasil, Mônica Giardini, e do violinista francês radicado no Brasil, Nicolas Krassik são exemplos de professores que entram para a trajetória formativa do Mi. No bloco de oficinas com foco em Acessibilidade, fazem parte do corpo docente a intérprete de LIBRAS paulista Anne Magalhães, que destacou-se na tradução para LIBRAS de música popular brasileira, hiphop e pop, difundindo nas redes sociais a potência poética e expressiva da Língua Brasileira de Sinais.

As famosas e esperadas oficinas do Mi serão realizadas na plataforma Google Meet. A coordenação pedagógica da 16ª edição fica por conta de Heriberto Porto, Arley França e Daina Leyton.

Além das oficinas oferecidas ao longo da programação, três oficinas acontecerão na véspera do evento, em caráter especial, de modo a preparar e sensibilizar professores, professoras, profissionais da cultura e pessoas interessadas na acessibilização de conteúdos artísticos.

“É uma forma de contribuir com a questão da acessibilidade cultural nos seus diversos aspectos, proporcionando um fruir artístico mais ampliado para as pessoas com deficiência e isso passa por oferecer oportunidades de qualificação para os profissionais que trabalham no mercado cultural. A música vibra e reverbera em todas as pessoas, sejam cegas, surdas ou com outro tipo de deficiência. Ela é genuinamente democrática. Sendo assim, o Mi segue sua essência de possibilitar, da sua forma, que o público, artistas e profissionais relacionados tenham condições de explorar e levar sua arte, de fato, a todas as pessoas”, aponta Valéria Cordeiro, Coordenadora Geral do Festival Mi e Coordenadora da CODAC/Secult-CE.

Serviço

Mi – Festival Música de Ibiapaba
de 25 a 30 de julho
www.festivalmi.com.br