Sema, Cagece e Associação Rosa Virgínia firmam cooperação para Coleta Seletiva Solidária

16 de julho de 2021 - 17:10 # # # #

Ascom Sema - Texto
Thiara Montefusco - Foto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) assinou, nesta sexta-feira (16), o Termo de Cooperação da Coleta Seletiva Solidária, junto à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), durante live transmitida ao vivo pelo perfil da Cagece no Instagram e retransmitida pela Sema. Participaram, Neuri Freitas, Diretor-Presidente da Cagece, Artur Bruno, Secretário estadual do meio Ambiente, e a Presidente da Associação Agentes Ambientais Rosa Virgínia, Musamara Mendes Pereira.

Durante a solenidade virtual, Neuri Freitas disse que a partir de agora, a separação do lixo sólido e úmido, já realizada em algumas unidades da Cagece, será ampliada para toda a empresa. “Além de contribuir com o meio ambiente, vamos também tratar do aspecto social ao doar todo material reciclável coletado para a Associação Agentes Ambientais Rosa Virgínia. O Secretário Bruno contou que o programa nasceu dos próprios catadores. “Quando começamos a discutir a criação de outro programa, o Auxílio Catador, para remunerar os catadores por serviços ambientais, durante uma reunião, um catador sugeriu começar pelo exemplo do Governo do Estado”.

O objetivo da ação é implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis nos órgãos da administração pública estadual direta e indireta, mitigar impactos à saúde humana e à qualidade ambiental, incentivar a inclusão social e a emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis do Ceará. “Fica aqui o nosso compromisso de estar aqui toda a semana para fazer a coleta desses resíduos”, afirmou Musamara. Para a Coleta Seletiva Solidária na Cagece, bombonas serão reutilizadas para destinação de lixo úmido e seco.