Tomografias: policlínicas de Iguatu e Icó realizam força-tarefa para atender mais de 300 pessoas em julho

16 de julho de 2021 - 14:29 # # # # # # # # # #

Ascom Sesa

A regionalização dos serviços de saúde é um dos pilares da Plataforma de Modernização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Desta forma, a Região de Saúde do Cariri, por meio dos Consórcios Públicos de Iguatu e Icó, promove acesso a exames de tomografias em força-tarefa para atender mais de 300 pessoas neste mês.

Durante os sábados 17 e 24 de julho, a Policlínica de Iguatu fará os exames de pacientes vindos de sete municípios: Icó, Cedro, Orós, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio e Ipaumirim. A relação dos pacientes foi encaminhada previamente pela gestão municipal de Icó. No sábado (3), 105 usuários do sistema público de saúde foram recebidos no equipamento de Iguatu. Ao todo, somando os atendimentos dos próximos dias, 317 pessoas devem realizar o exame de imagem.

De acordo com o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Ivan Coelho, a regionalização dos serviços de saúde possibilita que os cidadãos sejam atendidos no lugar mais próximo de onde residem. “Nesse processo, nós descentralizamos os equipamentos e recursos. Estamos equipando hospitais-polo e policlínicas para que os problemas mais complexos possam ser resolvidos na região e para que as pessoas não precisem se deslocar”, explica.

A listagem dos usuários, segundo a coordenadora do Consórcio Público de Icó, Maria da Conceição Moreira, é encaminhada com antecedência “para que possam ser inseridos no sistema e garantir o laudo, bem como para facilitar o trabalho dos funcionários da Policlínica de Iguatu, que já terão a identificação dos pacientes em planilha, com espaço para assinatura do usuário”.

A transferência de pacientes decorre do perfil das policlínicas. A de Icó (tipo 1) não possui tomógrafo. A de Iguatu (tipo 2), sim. Desta forma, a parceria entre os consórcios dos municípios permite o reforço nos laudos de diagnóstico por imagem. As policlínicas tipo 1 realizam, entretanto, exames de radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. Estruturas como a de Icó também contam com apoio técnico de Enfermagem, Farmácia Clínica, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Ouvidoria.

Os equipamentos de tipo 2 oferecem consultas especializadas em Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Traumato-Ortopedia e Cardiologia. Nesta, a população também tem acesso a exames complexos, como tomografia computadorizada.

Exames de imagem

Em janeiro deste ano, o Estado assumiu a gerência dos exames de imagem das policlínicas por meio de convênio com a empresa One Laudos. A parceria permite realização de exames de mamografia, raio-x e tomografias, a depender da capacidade de cada policlínica. Com a implantação do sistema, os laudos passaram a ser entregues em até duas horas.