Governador acompanha obras do Cisp, Hospital Universitário e parque do Itaperi, em Fortaleza

17 de julho de 2021 - 14:27 # # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Quando concluídos, os empreendimentos vão fortalecer a segurança pública, educação, saúde, cultura e esporte

O governador Camilo Santana acompanhou, na manhã deste sábado (17), a execução das obras do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), do parque urbano do Itaperi e do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza. Iniciativas do Governo do Estado, os empreendimentos vão fortalecer a segurança pública, educação, saúde, cultura e esporte, beneficiando a população cearense.

Além de visar o atendimento à população, as obras também geram mais emprego e oportunidades para os cearenses. “Cada vez que o Governo do Ceará inicia uma obra como essa, ele gera emprego. Nós saímos agora da obra do Cisp, são quase 600 pessoas lá, e vai chegar a quase mil no pico da obra. Aqui [Parque do Itaperi] também temos trabalhadores. Lá no Hospital Universitário já temos quase 500 pessoas trabalhando. Isso significa emprego para as pessoas, que é o nosso grande objetivo nesse momento, dar oportunidade e dignidade para homens e mulheres cearenses”, justificou Camilo Santana, em declaração durante o roteiro de visitas.

Cisp

A primeira obra inspecionada pelo governador foi a do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará, que está sendo construído em uma área de 80 mil metros quadrados (m²), próxima à Base Aérea de Fortaleza e à sede da Polícia Federal.

“Esse aqui será o mais completo e moderno Centro Integrado de Segurança Pública do Brasil. Vai dar todas as condições para que nossos trabalhadores e profissionais de segurança pública possam cumprir sua missão e combater à criminalidade, garantindo mais tranquilidade à população cearense”, afirmou Camilo Santana, agradecendo aos trabalhadores que atuam na obra.

Com o propósito de garantir eficiência administrativa, operacional e logística às forças de segurança, o Cisp abrigará os seguintes núcleos de comando: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), CBMCE, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência e Interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O investimento é da ordem de R$ 156 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

 

As obras também incluem serviços de urbanização e paisagismo, com implementação de guaritas, vias sinalizadas e estacionamentos, além de áreas verdes e de lazer, contendo areninha, praça, pista de cooper/ciclovia, brinquedopraça e academia ao ar livre. A implantação do Cisp está prevista para ser finalizada em 2022.

O governador destacou, ainda, que trabalha para garantir a valorização dos profissionais de segurança pública e a descentralização dos serviços. “No que depender de mim, vamos dar todas as condições necessárias de valorização dos profissionais, de equipamento, de infraestrutura e de tecnologia para garantir um bom trabalho aos Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Pefoce e Ciopaer. Adquirimos aeronaves, montamos bases no interior do Ceará, ou seja, estamos descentralizando também as áreas”.

Parque urbano do Itaperi

Durante a visita à obra do parque urbano do bairro Itaperi, o chefe do Executivo ressaltou que o empreendimento vai estimular a boa convivência em comunidade. “Vai ser uma área para as famílias, ou seja, estamos transformando o antigo IPPOO I em um parque para a cidade de Fortaleza, que vai beneficiar todos os bairros”.

Com 30 mil m², o novo parque está sendo implantado na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I). No lugar da unidade prisional, desativada em 2013, serão construídos equipamentos para incentivar práticas esportivas e culturais, como areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.

Na oportunidade, o gestor anunciou que o complexo vai homenagear Dom Aloísio Lorscheider. “Esse parque vai levar o nome de Dom Aloísio Lorscheider, que foi um grande arcebispo de Fortaleza, um homem que foi exemplo para todos os cearenses. Estou muito feliz em visitar essa obra”.

Hospital Universitário do Ceará

Por fim, Camilo Santana acompanhou a obra do Hospital Universitário do Ceará, que está sendo construído em uma área de 79,5 mil m² dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi.

Com mais de 10% de obra executada, o complexo hospitalar faz parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, capitaneada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O investimento para as obras é de R$ 274,7 milhões.

Ao todo, serão 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo hospital também vai reunir todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece.

O equipamento funcionará também como nova sede para o Hospital Geral César Cals (HGCC), integrando a rede de equipamentos da Sesa. A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

“Duas coisas importantes nessa obra. Primeiro, será mais um equipamento importante para a saúde dos cearenses. Aqui será um hospital para atender a população, mas será um hospital, também, de ensino. Nós temos o curso de medicina da Uece, um dos melhores cursos de medicina do Norte e Nordeste brasileiro. E o equipamento será o hospital da Universidade, portanto será um hospital de ensino e pesquisa. Mas, no momento, a importância, também, de gerar empregos e oportunidades para os cearenses durante o período da obra e quando começar a funcionar. Aqui vão trabalhar 6 mil pessoas só no hospital”, finalizou Camilo Santana.