Confira dicas especiais no mês das férias para a população e turistas

19 de julho de 2021 - 09:32 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A chegada de julho, tradicionalmente mês de alta estação, e a continuidade da liberação de algumas atividades econômicas, com restrições sanitárias em razão da Covid-19, tem impulsionado as reservas em hotéis e o turismo no Ceará. Por isso, neste mês, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) traz uma série com matérias especiais voltadas à população e aos turistas, para que todos aproveitem o período de recesso escolar com segurança. As dicas fazem parte do Especial de Férias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, que traz também a atuação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) neste período.

Julho é um dos meses mais aguardados no Ceará, por ser período de férias e por atrair muitos turistas, principalmente em razão das belas praias do nosso Estado. Na Capital e em todos os municípios cearenses, os protocolos sanitários da Covid-19 e o decreto estadual continuam vigentes para a população e visitantes à terra alencarina. A ocupação hoteleira no Estado deve ultrapassar a marca de 50%, de acordo com a estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE). Caso a previsão se confirme, julho deve repetir o mesmo resultado de janeiro, quando a ocupação chegou a 55%.

Com uma movimentação maior de pessoas nos espaços públicos da Capital e no litoral cearense, a SSPDS traz orientações e dicas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da PMCE. O BPTur conta com destacamentos em toda a orla do Estado, que vai desde Camocim à Icapuí. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, o batalhão especializado tem postos de apoio no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, na Avenida Beira Mar, na Praia do Futuro, no Porto das Dunas (Aquiraz) e no Cumbuco (Caucaia). O policiamento ostensivo atua em quatro modalidades: rondas a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e por meio de veículos 4×4.

“O BPTur atua em toda a orla marítima. Na Região Leste realiza o patrulhamento em Icapuí, Aracati, Praia das Fontes (Beberibe) e Canoa Quebrada (Aracati). Já na Região Oeste, contempla Jijoca de Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada, Praia da Baleia (Itapipoca) e Camocim”, explica o tenente-coronel da PMCE, Roberto Rodrigues de Lima, comandante do BPTur.

Operação Férias

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Turismo, reforça o policiamento no corredor da Avenida Beira Mar e em outros pontos turísticos da Capital. A “Operação Férias” contará com um reforço de policiais militares, que farão a segurança desde o Mucuripe até a Praia de Iracema, passando por toda a orla da Avenida Beira Mar. O policiamento acontece em três “frentes”: no asfalto, no calçadão e na faixa de areia.

A operação deve continuar mesmo depois das férias, para dar segurança e tranquilidade à população, além de reforçar as fiscalizações das medidas sanitárias do decreto estadual vigente.

“Toda a equipe de patrulhamento ostensivo segue rigorosamente as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Os policiais usam máscaras, portam álcool em gel e seguem os protocolos. Além disso, temos em nossa corporação policiais militares bilíngues, que falam inglês e espanhol. Isso para fazer uma melhor comunicação com os turistas”, destaca o comandante.

Fique atento

1. Não deixe crianças desacompanhadas. Os pais e responsáveis devem estar sempre atentos aos pequenos, principalmente, em espaços públicos, praias e parques aquáticos.

2. Sempre estar atento aos seus pertences pessoais, nunca deixar bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.

3. Ter cuidado ao transportar dinheiro. Levar consigo uma quantidade mínima, só aquilo que a pessoa for usar. Preferir cartões de crédito e de débito e nunca deixar bolsas de lado.

4. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, tenha uma ideia da rota. Quando fizer uma viagem desse tipo, compartilhe-a com um conhecido, por meio do recurso disponível na ferramenta. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e o nome do motorista.

5. Não caminhar próximo a locais de pouca movimentação e não reagir a assalto.