Corpo de Bombeiros resgata réptil jacaretinga em Crateús

19 de julho de 2021 - 15:42 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto

Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado nesse sábado (17), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal silvestre, de um metro de comprimento, estava trafegando na CE 187, altura do distrito Campo Velho, em Crateús, pertencente à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Os bombeiros militares da 2ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE foram acionados para uma ocorrência, na noite do último sábado, para resgatar um jacaretinga que estava na rodovia. O réptil foi localizado e imobilizado. “Chegando ao local, verificamos que o jacaretinga teria sido atropelado, mas estava vivo, sem ferimentos aparentes, mas com dificuldade para se locomover”, relatou cabo Wilk do CBMCE, comandante do socorro.

O réptil, medindo cerca de um metro, foi conduzido e devolvido a uma região de mata fechada, próxima a uma fonte d’água e compatível com seu habitat natural. Conforme ocorrências recentes do Corpo de Bombeiros, essa espécie de réptil tem sido encontrada com bastante frequência nas cidades cearenses de Caucaia, Crateús e Trairi.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Resgate

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.