Astrônoma amadora e YouTuber, Nicolinha faz participação especial na apresentação de novos episódios do Planetário, nesta quarta (21) e quinta-feira (22)

20 de julho de 2021 - 16:33 # # # #

Luana Andrade - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Nicole Oliveira, que tem conquistado o Brasil ao compartilhar seus conhecimentos sobre Astronomia, participa do programa Viagem Sideral no Planetário, comentando a atividade “Dois Pedacinhos de Vidro”

Integrando a programação infantil “Dragão das Crianças” no ciclo “Férias no Dragão”, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz, nesta semana, novos episódios do programa “Viagem Sideral no Planetário”. Desta vez, a apresentação das atividades contará com uma participação superespecial: a astrônoma amadora Nicole Oliveira, a Nicolinha, menina-prodígio que compartilha no canal “As Observações de Nicolinha” seus conhecimentos e interesses em Astronomia. Na quarta (21) e na quinta (22), sempre a partir das 19h30, no canal Planetário no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo), a pequena youtuber vai interagir virtualmente com o professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, comentando as partes 1 e 2 do episódio “Dois Pedacinhos de Vidro”.

Proporcionando a experiência de uma noite de observação astronômica, a atividade promete encantar a criançada com a história do telescópio, contada desde a criação da luneta de Galileu até os mais modernos instrumentos utilizados na atualidade. Serão apresentados os diversos tipos de telescópios, seus funcionamentos e recursos, destacando sua importância para o conhecimento que temos hoje do Universo.

Sobre a convidada

Nicole Oliveira (Nicolinha) é astrônoma amadora certificada e a mais nova do Brasil a concluir o Curso de Astronomia da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Cientista cidadã do International Astronomical Search Collaboration – IASC/Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA)/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). É divulgadora científica, fundadora do Clube de Ciências Online Nicolinha&Kids e a sócia mais nova no Brasil de uma instituição de Astronomia, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).

Confira os próximos lançamentos ao longo do mês de julho

Sempre às 19h30, no YouTube do Planetário

Dia 21 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 01 (sessão infantil)

Dia 22 – Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro – Parte 02 (sessão infantil)

Dia 28 – Curso Popular de Astronomia – Telescópios e Radiotelescópios

Dia 29 – Curso Popular de Astronomia – Astronomia e o Big Bang – De onde viemos? Para onde vamos?

Apaixonados por Astronomia e ciências afins podem acessar o canal do Planetário Rubens de Azevedo para conferir esses e outros conteúdos.

Serviço

Planetário Rubens de Azevedo apresenta “Viagem Sideral no Planetário – Dois Pedacinhos de Vidro”, com a participação especial da astrônoma amadora mirim Nicole OliveiraDias 21 e 22 de julho de 2021

Horário: 19h30
Local: Canal do Planetário Rubens de Azevedo no Youtube (youtube.com/planetariorubensdeazevedo)
Acesso gratuito e livre.