Cinco pessoas são salvas pelo Corpo de Bombeiros no fim de semana em praias do Ceará

20 de julho de 2021 - 09:47 # # # # # #

Ascom CBMCE - Texto
Gilseppe Bonazzi - Fotos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou cinco pessoas vítimas de afogamento nesse fim de semana, na Praia do Futuro, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, e em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

No domingo (18), os fortalezenses procuraram as praias como destino do fim de semana. Equipes de bombeiros militares do Posto Guarda-Vidas (PGV) da Praia do Futuro atuaram em cinco ocorrências, sem vítimas fatais. Duas delas com turistas de Juazeiro do Norte levados pela corrente marítima. No final da manhã, aconteceu a segunda ocorrência no Caça e Pesca, desta vez, com três vítimas da Capital. Elas se afogaram após também serem levadas pela correnteza. Nos salvamentos, o CBMCE utilizou uma prancha de resgate e uma moto aquática.

Os bombeiros militares receberam ainda duas situações de pessoas perdidas na faixa de areia. Uma criança de Belém (PA) e, a outra, uma idosa residente no bairro Farias Brito, em Fortaleza. Ambas foram encontradas e entregues em segurança aos familiares.

Além do trabalho para evitar possíveis afogamentos na região litorânea, os bombeiros militares também realizaram trabalho preventivo com a população a fim de evitar aglomerações nas regiões do Caça e Pesca e Praia da Leste-Oeste.

Litoral de Caucaia

Em Caucaia, no último domingo (18), ocorreu um atendimento pela manhã com um banhista de 36 anos. Ele estava em uma barraca de praia, sofreu um pico hipertensivo e ficou desorientado. O homem foi atendido pela ambulância de resgate do CBMCE Alfa 6, sendo conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pecém. Os bombeiros militares também realizaram sensibilizações para prevenir possíveis aglomerações nas áreas do Icaraí, Cumbuco e Barra do Cauípe, todos em Caucaia.

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram durante todo o fim de semana mais de 1.300 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, explicou o tenente Rodrigo Carneiro, da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.