Governo do Ceará entrega brinquedopraças e academias ao ar livre à moradores de três municípios cearenses

20 de julho de 2021 - 18:06 # # # # # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
Nivia Uchoa, Ariel Gomes e Helene Santos - Fotos

Os municípios de Barbalha, São Benedito e Viçosa do Ceará receberam, nesta terça-feira (20), dois novos equipamentos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: brinquedopraça e academia ao ar livre. Por meio de transmissão virtual, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, conduziram a solenidade que teve participação remota dos prefeitos Guilherme Saraiva, Saul Maciel e Zé Firmino. A ação do Programa Mais Infância Ceará chega à brinquedopraça de número 142, com o investimento do Estado de cerca de R$ 500 mil nos equipamentos entregues nesta terça-feira.

“Gostaríamos muito de estar no município, sentindo a energia da população. Porém, com toda cautela, nos adaptamos a essa forma remota, mantendo o distanciamento social, mas que nos deixam conectados com as crianças, com as pessoas de todo o Estado do Ceará. Nosso objetivo é um só: melhorar a vida dos cearenses”, destaca Onélia Santana.

“É necessário essa integração entre a população, pois os equipamentos entregues hoje possibilitam que crianças e adultos utilizem um mesmo espaço. Pode acreditar que daqui a alguns anos o que está sendo construído hoje, na política da primeira infância, terá um ganho significativo para a sociedade e, isso, é graças ao investimento que o Governo do Ceará está realizando”, enfatiza Socorro França.

A moradora de Barbalha Marinete Firmino aprovou a instalação dos equipamentos na Praça Nossa Senhora de Fátima. “Esse espaço vai ser muito importante para que as crianças do município se socializem entre elas, se desenvolvam, sem contar com o incentivo à educação, pois, assim, eles passam a conservar o espaço que é público”, finaliza.

Integração social

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 240m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Na entrega, crianças de cada município realizaram a plantação de mudas nos jardins das praças, com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doaram plantas para a população local. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garante o espaço do brincar mais agradável e estimula o desenvolvimento infantil.